Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ROBÓTICA E COMPUTAÇÃO DESPLUGADA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97221
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3407
    "inscrito_id" => 16342
    "titulo" => "PRÁTICAS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ROBÓTICA E COMPUTAÇÃO DESPLUGADA"
    "resumo" => "O propósito desse trabalho é apresentar um relato de experiência relacionado com uma atividade de intervenção pedagógica, modelada na forma de uma oficina envolvendo Robótica e Pensamento Computacional. Tal contexto, foi desenvolvido como parte de um processo de iniciação à docência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e envolveu alguns alunos do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Jacobina, uma professora e sua turma do Ensino Fundamental II de uma escola municipal localizado na zona rural do município de Jacobina-Ba. O objetivo dessa proposta foi fomentar o conhecimento prático e teórico acerca da Robótica Educacional e do Pensamento Computacional a partir de exposição de um braço robótico programado em Arduino e atividade prática com Computação Desplugada, direcionadas especificamente para contexto da Educação Básica. A abordagem metodológica desse trabalho é qualitativa e seus instrumentos de coleta de informações se basearam na observação participante, na entrevista narrativa e nos feedbacks obtidos ao final da oficina. Diante da introdução dos conceitos de programação e identificação de bugs, exemplificados no primeiro momento por meio de um braço robótico e scripts em Arduino e num segundo momento enfatizando aspectos da Computação Desplugada. Como resultado desse processo de intervenção, observou-se uma maior assimilação dos algoritmos regidos na experimentação, uma maior compreensão dos aspectos do Pensamento Computacional envolvidos no decorrer desse processo, bem como, uma reflexão sobre a importância dessa habilidade no contexto da alfabetização computacional dos sujeitos envolvidos na oficina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16342_TB3407_19112023214548.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDEVAN SANTOS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "GILDEVAN ARAUJO"
    "autor_email" => "gildevan.s.a@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97221
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3407
    "inscrito_id" => 16342
    "titulo" => "PRÁTICAS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ROBÓTICA E COMPUTAÇÃO DESPLUGADA"
    "resumo" => "O propósito desse trabalho é apresentar um relato de experiência relacionado com uma atividade de intervenção pedagógica, modelada na forma de uma oficina envolvendo Robótica e Pensamento Computacional. Tal contexto, foi desenvolvido como parte de um processo de iniciação à docência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e envolveu alguns alunos do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Jacobina, uma professora e sua turma do Ensino Fundamental II de uma escola municipal localizado na zona rural do município de Jacobina-Ba. O objetivo dessa proposta foi fomentar o conhecimento prático e teórico acerca da Robótica Educacional e do Pensamento Computacional a partir de exposição de um braço robótico programado em Arduino e atividade prática com Computação Desplugada, direcionadas especificamente para contexto da Educação Básica. A abordagem metodológica desse trabalho é qualitativa e seus instrumentos de coleta de informações se basearam na observação participante, na entrevista narrativa e nos feedbacks obtidos ao final da oficina. Diante da introdução dos conceitos de programação e identificação de bugs, exemplificados no primeiro momento por meio de um braço robótico e scripts em Arduino e num segundo momento enfatizando aspectos da Computação Desplugada. Como resultado desse processo de intervenção, observou-se uma maior assimilação dos algoritmos regidos na experimentação, uma maior compreensão dos aspectos do Pensamento Computacional envolvidos no decorrer desse processo, bem como, uma reflexão sobre a importância dessa habilidade no contexto da alfabetização computacional dos sujeitos envolvidos na oficina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16342_TB3407_19112023214548.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDEVAN SANTOS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "GILDEVAN ARAUJO"
    "autor_email" => "gildevan.s.a@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O propósito desse trabalho é apresentar um relato de experiência relacionado com uma atividade de intervenção pedagógica, modelada na forma de uma oficina envolvendo Robótica e Pensamento Computacional. Tal contexto, foi desenvolvido como parte de um processo de iniciação à docência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e envolveu alguns alunos do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Jacobina, uma professora e sua turma do Ensino Fundamental II de uma escola municipal localizado na zona rural do município de Jacobina-Ba. O objetivo dessa proposta foi fomentar o conhecimento prático e teórico acerca da Robótica Educacional e do Pensamento Computacional a partir de exposição de um braço robótico programado em Arduino e atividade prática com Computação Desplugada, direcionadas especificamente para contexto da Educação Básica. A abordagem metodológica desse trabalho é qualitativa e seus instrumentos de coleta de informações se basearam na observação participante, na entrevista narrativa e nos feedbacks obtidos ao final da oficina. Diante da introdução dos conceitos de programação e identificação de bugs, exemplificados no primeiro momento por meio de um braço robótico e scripts em Arduino e num segundo momento enfatizando aspectos da Computação Desplugada. Como resultado desse processo de intervenção, observou-se uma maior assimilação dos algoritmos regidos na experimentação, uma maior compreensão dos aspectos do Pensamento Computacional envolvidos no decorrer desse processo, bem como, uma reflexão sobre a importância dessa habilidade no contexto da alfabetização computacional dos sujeitos envolvidos na oficina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.