O propósito desse trabalho é apresentar um relato de experiência relacionado com uma atividade de intervenção pedagógica, modelada na forma de uma oficina envolvendo Robótica e Pensamento Computacional. Tal contexto, foi desenvolvido como parte de um processo de iniciação à docência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e envolveu alguns alunos do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Jacobina, uma professora e sua turma do Ensino Fundamental II de uma escola municipal localizado na zona rural do município de Jacobina-Ba. O objetivo dessa proposta foi fomentar o conhecimento prático e teórico acerca da Robótica Educacional e do Pensamento Computacional a partir de exposição de um braço robótico programado em Arduino e atividade prática com Computação Desplugada, direcionadas especificamente para contexto da Educação Básica. A abordagem metodológica desse trabalho é qualitativa e seus instrumentos de coleta de informações se basearam na observação participante, na entrevista narrativa e nos feedbacks obtidos ao final da oficina. Diante da introdução dos conceitos de programação e identificação de bugs, exemplificados no primeiro momento por meio de um braço robótico e scripts em Arduino e num segundo momento enfatizando aspectos da Computação Desplugada. Como resultado desse processo de intervenção, observou-se uma maior assimilação dos algoritmos regidos na experimentação, uma maior compreensão dos aspectos do Pensamento Computacional envolvidos no decorrer desse processo, bem como, uma reflexão sobre a importância dessa habilidade no contexto da alfabetização computacional dos sujeitos envolvidos na oficina.