O artigo que ora vem a público é resultado de experiências vivenciadas a partir da atuação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) intitulado Agricultura Urbana: Diagnóstico, Mapeamento e Caracterização. Parte da ideia de que a iniciação científica se configura como um importante recurso para a formação docente, uma vez que por meio dessa prática o licenciando entra em contato direto com um “universo” diferente daquele que as aulas das disciplinas costumam apresentar. Temos como objetivo destacar a importância da associação entre a pratica da pesquisa e da formação docente, na licenciatura em Geografia. Entendemos que o ato de lecionar exige, além do conhecimento, a autonomia. Entendemos ainda que para se ter autonomia precisamos despertar em nós a reflexão. O percurso metodológico está pautado nas referências sobre a importância dessa para a construção da autonomia docente está baseada em algumas obras como Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa autoria de Paulo Freire, Saber Pensar e Educar pela Pesquisa, ambos de Pedro Demo; e outros trabalhos publicados em livros e revistas; bem como no processo das pesquisas desenvolvidas no PIBIC. Como resultados, observamos que é fundamental a preparação dos discentes para ser professores pesquisadores, não sendo mero reprodutores de livros didáticos, mas sim, preparados para exercer a docência com criticidade e autonomia.