Água é vida e também indispensável para a humanidade, mesmo assim, milhares de pessoas sofre pela falta de água potável. O tratamento da água é fundamental, onde, por trás desse caminho iscaste, existe um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados diretamente na estação de tratamento de água, para que a mesma fique em condições adequadas para o consumo humano, isto é, para que a água se torne potável, ou seja, livre de todos os tipos de contaminação. Diante da perspectiva de necessidade da água para desenvolver atividades cotidianas, torna-se necessário um processo de tratamento para que a mesma possa chegar as residências de forma limpa e adequada. Por exemplo, o tratamento da água de esgoto, que proporciona que a água possa ser reutilizada em diversas outras circunstâncias, como a lavagem de calçadas e transportes e irrigação de plantações sem risco de causar danos à saúde humana. Entretanto, é realizado todo um processo de tratamento em várias etapas para que seja removido todas as impurezas que possam vir a colocar em risco a saúde humana. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho, tem como objetivo geral avaliar de forma teórica, pesquisas que fizeram uso de formas alternativas de tratamento de água por meio de determinados produtos químicos e processos fiscos e também propor métodos práticos de ensino e aprendizagem por meio da disciplina de Química utilizando o tema de tratamento de água por meio do uso de materiais alternativos. Assim, a forma alternativa acaba sendo um método que pode promover a curiosidade do aluno, principalmente de escolas públicas, onde, são nas escolas públicas o maior índice de dificuldade de professores em ministrar aulas práticas por falta de equipamentos e material adequando na escola.