Atualmente, a Educação Inclusiva vive um novo tempo, em que se assegura a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. Nunca se falou tanto a respeito da importância da Educação Inclusiva e da Educação Bilíngue, pois, o ensinar e o aprender alcançaram dimensões significativas e os processos de ensino e de aprendizagem se tornaram uma realidade. Nessa relação, a educação se constitui numa construção do conhecimento que é pautado pela busca de novos saberes, novas práticas e novas significações. Assim, o presente texto objetiva discutir quais são as dificuldades que os profissionais da educação ainda enfrentam ao se depararem com a Educação Inclusiva e a Educação Bilíngue nos ambientes escolares, para que ambas sejam respeitadas independentemente das condições especiais do educando, de modo que a escola possa se adaptar para atender as necessidades existentes e, desta forma, combater quaisquer barreiras atitudinais. Nesse sentido, o texto justifica-se por abordar os avanços e pausas nesse cenário diante da atual situação da inclusão educacional brasileira. A discussão a respeito foi construída utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica aliada ao estudo de documentos legais que norteiam todo o processo educativo brasileiro no que tange à educação inclusiva, com natureza qualitativa dos dados, se pautando em leituras e análises de autores como Mittler (2003), Aranha (2004), Mantoan (2005). Contudo, infelizmente, ainda vemos a limitação dos professores frente à peculiaridade linguística dos educandos, fazendo com que o ensino, muitas vezes, não gere aprendizagem adequada e esperada.