Esse estudo tem como proposta descrever a prática educativa de uma atelierista utilizando o atelier pedagógico como uma estratégia de ensino para a promoção da participação das crianças de 1 a 3 anos de idade. Tal estudo surgiu da pesquisa do doutorado intitulada “Atelier Pedagógico e participação infantil em uma sala multisseriada”. Tratou-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa e que utilizou a observação sistemática. A pesquisa aconteceu com uma atelierista que atua com crianças da faixa etária de 0 a 3 anos de idade, em uma creche da rede municipal de ensino da cidade de Regio Emilia/ Itália. Após análise dos dados, foi possível perceber que a atelierista oportunizou a participação infantil dando voz e vez as crianças. Conclui-se que o atelier pedagógico não é somente um espaço físico para instigar a participação das crianças na construção de suas aprendizagens, mas, sim, um estilo de pensar e de viver por meio das relações entre os pares.