Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES: AÇÕES DE PROJETO DE ENSINO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97136
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3292
    "inscrito_id" => 15607
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES: AÇÕES DE PROJETO DE ENSINO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Este estudo objetiva apresentar ações de formação desenvolvidas em projeto de ensino, do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no ano de 2023. O projeto de ensino, intitulado ‘Educação Física Escolar: experiências de prática pedagógica na formação de futuros professores’, visa possibilitar reflexões sobre a prática pedagógica na Educação Física Escolar, de modo a promover aproximações com a realidade educacional. O projeto é financiado por recursos e bolsista do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (PRAPEG/UDESC). Gerenciam as atividades seis professoras do curso e é prevista a participação de 100 estudantes matriculados em 11 disciplinas. O projeto envolve as seguintes ações: a) práticas pedagógicas (visitas técnicas às escolas para conhecer o trabalho dos professores de Educação Física, atividade de planejamento, organização, execução e avaliação de aulas de Educação Física para diferentes etapas e modalidades da Educação Básica); b) conversas com quem gosta de ensinar (palestras, oficinas e relatos de experiências, ministrados por professores e gestores escolares, atuantes em escolas de Educação Básica, que possibilitem o conhecimento, o debate e a reflexão sobre a Educação Física Escolar, o funcionamento e a organização administrativa, estrutural, didática e pedagógica das escolas); c) café filosófico (momento de reflexão, troca de experiência, significação e ressignificação de conteúdos presentes nas disciplinas); d) Fórum de Produção do Conhecimento em Educação Física (FOCEF - mesas redondas, compostas por professores supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e preceptores do Programa de Residência Pedagógica para explanação das suas experiências de produção do conhecimento por meio da prática pedagógica na escola e da participação nos programas); e) cinema pedagógico (debate sobre filmes que abordem elementos educacionais); e, f) corpo-escola (oficinas práticas ministradas por profissionais atuantes na área da dança e/ou do circo em diferentes contextos educacionais)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15607_TB3292_02102023144712.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRA FOLLE"
    "autor_nome_curto" => "Alexandra Folle"
    "autor_email" => "alexandra.folle@udesc.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97136
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3292
    "inscrito_id" => 15607
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES: AÇÕES DE PROJETO DE ENSINO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Este estudo objetiva apresentar ações de formação desenvolvidas em projeto de ensino, do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no ano de 2023. O projeto de ensino, intitulado ‘Educação Física Escolar: experiências de prática pedagógica na formação de futuros professores’, visa possibilitar reflexões sobre a prática pedagógica na Educação Física Escolar, de modo a promover aproximações com a realidade educacional. O projeto é financiado por recursos e bolsista do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (PRAPEG/UDESC). Gerenciam as atividades seis professoras do curso e é prevista a participação de 100 estudantes matriculados em 11 disciplinas. O projeto envolve as seguintes ações: a) práticas pedagógicas (visitas técnicas às escolas para conhecer o trabalho dos professores de Educação Física, atividade de planejamento, organização, execução e avaliação de aulas de Educação Física para diferentes etapas e modalidades da Educação Básica); b) conversas com quem gosta de ensinar (palestras, oficinas e relatos de experiências, ministrados por professores e gestores escolares, atuantes em escolas de Educação Básica, que possibilitem o conhecimento, o debate e a reflexão sobre a Educação Física Escolar, o funcionamento e a organização administrativa, estrutural, didática e pedagógica das escolas); c) café filosófico (momento de reflexão, troca de experiência, significação e ressignificação de conteúdos presentes nas disciplinas); d) Fórum de Produção do Conhecimento em Educação Física (FOCEF - mesas redondas, compostas por professores supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e preceptores do Programa de Residência Pedagógica para explanação das suas experiências de produção do conhecimento por meio da prática pedagógica na escola e da participação nos programas); e) cinema pedagógico (debate sobre filmes que abordem elementos educacionais); e, f) corpo-escola (oficinas práticas ministradas por profissionais atuantes na área da dança e/ou do circo em diferentes contextos educacionais)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15607_TB3292_02102023144712.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRA FOLLE"
    "autor_nome_curto" => "Alexandra Folle"
    "autor_email" => "alexandra.folle@udesc.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo objetiva apresentar ações de formação desenvolvidas em projeto de ensino, do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no ano de 2023. O projeto de ensino, intitulado ‘Educação Física Escolar: experiências de prática pedagógica na formação de futuros professores’, visa possibilitar reflexões sobre a prática pedagógica na Educação Física Escolar, de modo a promover aproximações com a realidade educacional. O projeto é financiado por recursos e bolsista do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (PRAPEG/UDESC). Gerenciam as atividades seis professoras do curso e é prevista a participação de 100 estudantes matriculados em 11 disciplinas. O projeto envolve as seguintes ações: a) práticas pedagógicas (visitas técnicas às escolas para conhecer o trabalho dos professores de Educação Física, atividade de planejamento, organização, execução e avaliação de aulas de Educação Física para diferentes etapas e modalidades da Educação Básica); b) conversas com quem gosta de ensinar (palestras, oficinas e relatos de experiências, ministrados por professores e gestores escolares, atuantes em escolas de Educação Básica, que possibilitem o conhecimento, o debate e a reflexão sobre a Educação Física Escolar, o funcionamento e a organização administrativa, estrutural, didática e pedagógica das escolas); c) café filosófico (momento de reflexão, troca de experiência, significação e ressignificação de conteúdos presentes nas disciplinas); d) Fórum de Produção do Conhecimento em Educação Física (FOCEF - mesas redondas, compostas por professores supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e preceptores do Programa de Residência Pedagógica para explanação das suas experiências de produção do conhecimento por meio da prática pedagógica na escola e da participação nos programas); e) cinema pedagógico (debate sobre filmes que abordem elementos educacionais); e, f) corpo-escola (oficinas práticas ministradas por profissionais atuantes na área da dança e/ou do circo em diferentes contextos educacionais).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.