Este artigo foi realizado a partir de uma pesquisa aplicada em uma escola de Ensino Fundamental nos anos iniciais no município de Manaus/AM. O objetivo geral foi dialogar com os professores sobre sua formação inicial (graduação), a base teórica e quais suas influências na prática pedagógica. A pesquisa teve como público-alvo professores que atuam de 1ª a 3ª série do ensino fundamental na rede municipal de ensino. O problema de pesquisa visou responder: como a formação inicial dos professores que atuam como alfabetizadores têm influencia ou não em suas práticas pedagógicas? Trata-se de uma pesquisa qualitativa que privilegia a observação participante, recorrendo também à pesquisa bibliográfica como embasamento teórico, e questionários e oitivas direcionadas aos professores que favoreceram a análise dos dados. No referencial teórico, foram destacando os documentos norteadores nacionais, como a BNCC e algumas concepções sobre Alfabetização e Letramento que fundamentam as práticas relacionadas à alfabetização. Concluímos por meio da pesquisa realizada que, apesar de considerarem as bases teóricas obtidas na formação inicial, graduação, os professores participantes ainda priorizam as metodologias que foram utilizadas para alfabetizá-los, justificando serem mais eficazes e também acreditam na eficiência da decodificação de símbolos deixando em segundo plano a prioridade da literacia.