Compreender os conteúdos de química, para os alunos do ensino básico, vem tornando-se um desafio comum. A busca por estratégias e novas metodologias para auxiliar na aprendizagem de conceitos químicos, por parte dos discentes, atraem e estimulam os mesmos em seu processo de construção do conhecimento. Os jogos, considerados atividades lúdicas, são elementos motivadores e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, pois induz o discente ao raciocínio, reflexão, trabalho em equipe e a interação com o professor, facilitando o aprendizado de conceitos. Portanto, pretende-se com este trabalho promover e avaliar o efeito do jogo didático ludo químico como estratégia para o ensino e aprendizagem de conceitos químicos, definindo os parâmetros de aproveitamento de cada aluno com a nova dinâmica utilizada, possibilitando a avaliação desse recurso como uma ferramenta metodológica. Será realizada uma pesquisa de caráter quanti-qualitativa, por meio da aplicação e avaliação do jogo didático em uma escola de ensino básico, localizada no município de Imperatriz-MA. Após a aplicação do jogo em sala de aula, a avaliação será realizada pelos discentes que participarão da pesquisa, através de um questionário estruturado aplicado com questões simples sobre a utilização deste jogo como auxilio em seu processo de aprendizagem. Desse modo, os materiais utilizados durantes a pesquisa serão disponibilizados na produção final deste trabalho e para à escola, com finalidade de, posterior aplicação em suas atividades curriculares.