Respeitar a criança como protagonista, infere aos docentes a necessidade de escuta de seus saberes em processos de construção de conhecimento, suas hipóteses, curiosidades e observações sobre seu entorno. Nestes termos, refletir os elementos a educação científica e promovendo habilidades de leitura de mundo, representação interpretativa e produção de cultura no cotidianos das infâncias, são etapas/métodos que coadunam na promoção do seu desenvolvimento integral. Pautados em estudos sobre a educação científica em pesquisadores e teóricos como CHASSOT, (2018), DEMO (2010), ARCE (2020), VALLE (2020), ROSSET(2018), defende-se a promoção de experiências investigativas para edificação da educação científica desde a educação infantil constituindo ferramentas de entender o mundo não como passividade do acúmulo e reafirmações de conhecimentos, mas com a construção de habilidade de ler, interpretar, questionar e resignificar os conhecimentos naturais e sociais e, produzir conhecimentos individuais e coletivos na (re)construção da sociedade. Nestes termos este artigo tem como objetivo discutir e promover o letramento científico na educação infantil, construindo caminhos entre a formação docente e construção de experiências, vivências e práticas pedagógicas que favoreça as crianças compreender e interpretar o mundo natural e transformá-lo. O caminho metodológico referenciado na pesquisa participante, trilhou por encontros de formação docentes para aprofundamento de conceitos e planejamentos de ações cotidianas, projetos construídos das curiosidades das crianças e, construção de oficinas com as crianças para experimentos e práticas. Neste movimento construíram-se instrumentos como diário de bordo, relatos e memórias dos envolvidos, portfólios bem como, oficinas de experiências e experimentos. Esse processo de retomada da curiosidade e descobertas dos docentes e discentes, de investigação e conhecimentos científicos no âmbito da educação com a infância, evidenciaram que aprofundamento e relevância dos elementos da natureza científica que promovem a imaginação, criatividade, curiosidade e raciocínio através no desenvolvimento das suas relações em práticas educativas e sociais.