As brincadeiras são atividades lúdicas que podem ser trabalhadas com os alunos de maneira criativa, uma forma para que o ensino não se torne cansativo, mas prazeroso de participar, vale ressaltar que estas estratégias podem ser proporcionadas dentro do currículo escolar. Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições das brincadeiras para mediar os conteúdos curriculares das disciplinas escolares. A perspectiva da pesquisa é qualitativa, na qual realizamos uma pesquisa bibliográfica nos sites do Scielo e Educa Mais Brasil, utilizando o descritor contribuições trazidas pelas brincadeiras no ensino, desta forma, selecionamos 5 trabalhos que mais se aproximava do objetivo da nossa investigação. Os resultados indicam que as brincadeiras tem a capacidade de inserir e engajar o aluno nas atividades, fazendo com que o mesmo se desenvolva de forma mais significativa. Com os estudos também percebemos que envolver atividades lúdicas possibilitam um grande avanço no desenvolvimento das crianças, mas que é necessário planejamento, organização e principalmente conhecimento sobre o tema, para que a brincadeira seja inserida de forma responsável e criativa visando à construção do conhecimento crítico sobre o mundo, valorizando cada aluno e suas capacidades, além de ser um direito do aluno é dever do educador conhecer o quanto esses momentos são significativos para as crianças, onde elas se expressam se comunicam e constroem seus conhecimentos.