Este trabalho discorre sobre o processo criativo do projeto artístico-pedagógico Trocas Literárias, criado em 2019 e desenvolvido com estudantes do Ensino Médio em uma escola da rede SESI-SP. Trata das atividades desenvolvidas com a Trupe Trocas – nome atribuído ao grupo formado pelos participantes do referido projeto. Exprime associações entre Literatura e Artes da Cena – teatro, performance, dança e música – dentro do contexto escolar, pautando-se nos pressupostos de Paulo Freire a respeito de uma educação emancipatória. Além disso, baseia-se em autores como Gaston Bachelard, Eleonora Fabião, Meran Vargens e Susan Sontag, a fim de estabelecer relações teórico-filosóficas entre as subjetividades que engendraram a ideia central de corporificar a literatura, numa proposta de trabalho interdisciplinar e subversivo com as linguagens. Apresenta uma abordagem qualitativa da pesquisa-ação realizada, a qual se propôs a explicar e a intervir na realidade social e escolar dos estudantes. Ao todo, 38 clássicos literários foram apresentados a partir do que se compreendeu como pesquisas de corpo – técnica que desenvolveu o senso crítico, estético, leitor e artístico da Trupe. O projeto Trocas Literárias impactou diretamente cerca de 200 estudantes e obteve reconhecimento na rede SESI-SP e no Centro Cultural FIESP, o qual dedicou um episódio do podcast LiteraTUDO para dialogar sobre o tema.