Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA CAMPO MAIOR-PI

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
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Justifica-se a escolha desta experiência pois um ambiente propício ao bem-estar físico, mental e emocional das crianças, planeja e oferece um espaço e uma infra-estrutura que podem proporcionar experiências relevantes para todas as crianças, oferecendo oportunidades para a participação e construção de sua própria aprendizagem. O objetivo geral desse trabalho, é analisar se as dependências físicas da escola estão de acordo com os parâmetros de acessibilidade para as crianças com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Transtornos Globais do Desenvolvimento. A metodologia partiu de revisão bibliográfica com a legislação e as normas sobre acessibilidade arquitetônica nos espaços, além da utilização de autores como Cambiaghi (2012) e Castro (2022). Posteriormente procedeu-se ao uso de imagens fotográficas do espaço físico e anotações, realizadas durante o Modulo I do Programa Residência Pedagógica na fase do processo de aproximação com a escola, para a análise dos espaços físicos da instituição, observandp se estão de acordo com a legislação referente a acessibilidade arquitetônica e o de concepção dos espaços, que é a NBR 9050/2020. A experiência metodológica é qualitativa se constitui em uma abordagem exploratório-descritiva, Constatou-se a escola não possui acessibilidade suficiente para os alunos com algum tipo de Deficiência, Mobilidade Reduzida e Transtornos Globais do Desenvolvimento e não atende sequer os parâmetros obrigatórios de acessibilidade dispostos na legislação.O presente trabalho tem como objetivo analisar as condições de Acessibilidade Arquitetônica na modalidade de Educação Infantil na Escola Municipal Dr. Nonato Ib" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID24798_TB8620_27082023235350.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS AUGUSTO FERNANDES DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "crllslsb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100986 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8620 "inscrito_id" => 24798 "titulo" => "AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA CAMPO MAIOR-PI" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar as condições de Acessibilidade Arquitetônica na modalidade de Educação Infantil na Escola Municipal Dr. Nonato Ibiapina na cidade de Campo Maior-PI. 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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as condições de Acessibilidade Arquitetônica na modalidade de Educação Infantil na Escola Municipal Dr. Nonato Ibiapina na cidade de Campo Maior-PI. Justifica-se a escolha desta experiência pois um ambiente propício ao bem-estar físico, mental e emocional das crianças, planeja e oferece um espaço e uma infra-estrutura que podem proporcionar experiências relevantes para todas as crianças, oferecendo oportunidades para a participação e construção de sua própria aprendizagem. O objetivo geral desse trabalho, é analisar se as dependências físicas da escola estão de acordo com os parâmetros de acessibilidade para as crianças com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Transtornos Globais do Desenvolvimento. A metodologia partiu de revisão bibliográfica com a legislação e as normas sobre acessibilidade arquitetônica nos espaços, além da utilização de autores como Cambiaghi (2012) e Castro (2022). Posteriormente procedeu-se ao uso de imagens fotográficas do espaço físico e anotações, realizadas durante o Modulo I do Programa Residência Pedagógica na fase do processo de aproximação com a escola, para a análise dos espaços físicos da instituição, observandp se estão de acordo com a legislação referente a acessibilidade arquitetônica e o de concepção dos espaços, que é a NBR 9050/2020. A experiência metodológica é qualitativa se constitui em uma abordagem exploratório-descritiva, Constatou-se a escola não possui acessibilidade suficiente para os alunos com algum tipo de Deficiência, Mobilidade Reduzida e Transtornos Globais do Desenvolvimento e não atende sequer os parâmetros obrigatórios de acessibilidade dispostos na legislação.

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