Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DO CURSO E DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRN- CAMPUS SPP - 2019 - 2022

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98193
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4697
    "inscrito_id" => 17187
    "titulo" => "ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DO CURSO E DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRN- CAMPUS SPP - 2019 - 2022"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar uma construção histórica da Licenciatura em Matemática do IFRN- Campus São Paulo do Potengi (IFRN-SPP) no período de 2019 a 2022. Trata-se de um estudo pioneiro uma vez que, atualmente, é o primeiro e único curso superior do IFRN-SPP. Neste sentido, buscou-se responder a seguinte questão norteadora: após quatro anos da criação da Licenciatura em Matemática do IFRN-SPP, como ocorreu sua trajetória histórica e quais mudanças significativas podem ser realizadas para melhorar o funcionamento deste curso? Foram analisados os seguintes documentos normativos que regem a Licenciatura em Matemática: Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura Matemática presencial (PPC 2018) do IFRN, Projeto de Autorização de Funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em Matemática (PAF 2018) na modalidade Presencial Campus São Paulo do Potengi. Para tais respostas, além do estudo dos documentos formativos, foram desenvolvidos questionários virtuais (via Google Forms) para alunos, ex-alunos, professores e ex-professores do curso. A partir da análise dos dados percebemos que a consolidação da Licenciatura em Matemática no Campus IFRN-SPP, contribuiu significativamente para a Educação Matemática no município de São Paulo do Potengi e região. Além disso, nos relatos dos alunos e professores, as principais dificuldades enfrentadas no período de 2019 a 2022 foram: transporte, dificuldades financeiras, dificuldades com as disciplinas, pandemia e entre outros. Também foi notório a partir da pesquisa que uma das alternativas para minimizar a desistência dos alunos, são as bolsas de estudos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17187_TB4697_18062023220841.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARICE NIELANY DA SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "CLARICE"
    "autor_email" => "clarice.brito@escolar.ifr"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98193
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4697
    "inscrito_id" => 17187
    "titulo" => "ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DO CURSO E DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRN- CAMPUS SPP - 2019 - 2022"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar uma construção histórica da Licenciatura em Matemática do IFRN- Campus São Paulo do Potengi (IFRN-SPP) no período de 2019 a 2022. Trata-se de um estudo pioneiro uma vez que, atualmente, é o primeiro e único curso superior do IFRN-SPP. Neste sentido, buscou-se responder a seguinte questão norteadora: após quatro anos da criação da Licenciatura em Matemática do IFRN-SPP, como ocorreu sua trajetória histórica e quais mudanças significativas podem ser realizadas para melhorar o funcionamento deste curso? Foram analisados os seguintes documentos normativos que regem a Licenciatura em Matemática: Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura Matemática presencial (PPC 2018) do IFRN, Projeto de Autorização de Funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em Matemática (PAF 2018) na modalidade Presencial Campus São Paulo do Potengi. Para tais respostas, além do estudo dos documentos formativos, foram desenvolvidos questionários virtuais (via Google Forms) para alunos, ex-alunos, professores e ex-professores do curso. A partir da análise dos dados percebemos que a consolidação da Licenciatura em Matemática no Campus IFRN-SPP, contribuiu significativamente para a Educação Matemática no município de São Paulo do Potengi e região. Além disso, nos relatos dos alunos e professores, as principais dificuldades enfrentadas no período de 2019 a 2022 foram: transporte, dificuldades financeiras, dificuldades com as disciplinas, pandemia e entre outros. Também foi notório a partir da pesquisa que uma das alternativas para minimizar a desistência dos alunos, são as bolsas de estudos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17187_TB4697_18062023220841.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARICE NIELANY DA SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "CLARICE"
    "autor_email" => "clarice.brito@escolar.ifr"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar uma construção histórica da Licenciatura em Matemática do IFRN- Campus São Paulo do Potengi (IFRN-SPP) no período de 2019 a 2022. Trata-se de um estudo pioneiro uma vez que, atualmente, é o primeiro e único curso superior do IFRN-SPP. Neste sentido, buscou-se responder a seguinte questão norteadora: após quatro anos da criação da Licenciatura em Matemática do IFRN-SPP, como ocorreu sua trajetória histórica e quais mudanças significativas podem ser realizadas para melhorar o funcionamento deste curso? Foram analisados os seguintes documentos normativos que regem a Licenciatura em Matemática: Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura Matemática presencial (PPC 2018) do IFRN, Projeto de Autorização de Funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em Matemática (PAF 2018) na modalidade Presencial Campus São Paulo do Potengi. Para tais respostas, além do estudo dos documentos formativos, foram desenvolvidos questionários virtuais (via Google Forms) para alunos, ex-alunos, professores e ex-professores do curso. A partir da análise dos dados percebemos que a consolidação da Licenciatura em Matemática no Campus IFRN-SPP, contribuiu significativamente para a Educação Matemática no município de São Paulo do Potengi e região. Além disso, nos relatos dos alunos e professores, as principais dificuldades enfrentadas no período de 2019 a 2022 foram: transporte, dificuldades financeiras, dificuldades com as disciplinas, pandemia e entre outros. Também foi notório a partir da pesquisa que uma das alternativas para minimizar a desistência dos alunos, são as bolsas de estudos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.