O presente trabalho tem a finalidade de apresentar um relato de experiência a partir de uma proposta didática elaborada durante a vigência do Programa Residência Pedagógica, no subprojeto intitulado “A associação da Matemática e Estatística no ensino da Educação Básica por meio da intervenção de discentes da Residência Pedagógica no ambiente escolar”, vinculado a Universidade do Estado da Bahia – UNEB/DEDC X. O estudo está sendo desenvolvido com os estudantes de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública, localizada na cidade de Teixeira de Freitas-BA, tendo como objetivo analisar as possíveis contribuições que o modelo didático-metodológico, denominado Ciclo Investigativo - PPDAC, pode proporcionar na aprendizagem de conceitos estatísticos. A proposta didática mobiliza os conhecimentos estatísticos abordados nas aulas como ferramentas para coletar, organizar, representar e interpretar dados de pesquisas. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários construídos pelos estudantes na plataforma Google Forms e foram compartilhados via WhatsApp. Para direcionamento de nossas ações utilizamos como base teórica e metodológica o letramento estatístico e o ciclo investigativo PPDAC. Salientamos que o modelo de investigação pode ser útil para a construção de novos conhecimentos, uma vez que proprocionou aos estudantes modos de pensar e fazer estatística de forma autônoma possibilitando inferir acerca dos problemas geradores das pesquisas.