O TEATRO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PARA TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96311 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2174 "inscrito_id" => 5348 "titulo" => "O TEATRO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PARA TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTOS" "resumo" => "A sociedade, com suas transformações, impacta a educação e, como professores, devemos nos sensibilizar diante dos contextos aos quais somos apresentados. No entanto, observamos que a cada processo da formação docente, o discurso acadêmico se torna técnico e formal. Claramente, o discurso técnico e formal é necessário para a construção das ciências. Assim, como podemos formar professores capazes de formar seres humanos, sem que a sensibilidade do olhar e das ações estejam no programa de sua formação? Nesse sentido, a arte se perfaz como um caminho para o processo de humanização do ato educativo. Mas em quais pontos podemos inserir a arte na licenciatura? Como essa arte pode ser inserida? A partir desses questionamentos, esta pesquisa propõe uma análise da BNCC enquanto documento norteador da educação básica, com enfoque na possibilidade de apresentar a linguagem do Teatro como processo capaz de sensibilizar a formação docente para o equilíbrio dos objetivos técnicos sociais da educação, agregando o papel artístico na educação do olhar dos sujeitos da educação básica: professor e aluno. Em sociedade, sabe-se da importância do papel dos contextos sociais e como eles podem gerar processos de ascensão em diversos âmbitos da sociedade, incluindo, principalmente, as classes sociais menos privilegiadas. A análise proposta trará os referenciais teóricos da Viola Spolin (1939), com os Jogos Teatrais; Lev Vygotsky (1896), através do processo de desenvolvimento da aprendizagem e mediação; Walter Benjamin, o qual nos traz a consciência da pobreza de experiências a que nos propõe a modernidade. A pesquisa nos conduz a propostas e reflexões acerca de aspectos da sensibilidade por meio do teatro, na transformação da formação docente, com vistas a provocar mudanças efetivas na prática educativa, em consequência, no social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5348_TB2174_04102023163724.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA BEATRIZ DE LIMA E SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luanabeatrizpoesia@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96311 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2174 "inscrito_id" => 5348 "titulo" => "O TEATRO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PARA TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTOS" "resumo" => "A sociedade, com suas transformações, impacta a educação e, como professores, devemos nos sensibilizar diante dos contextos aos quais somos apresentados. No entanto, observamos que a cada processo da formação docente, o discurso acadêmico se torna técnico e formal. Claramente, o discurso técnico e formal é necessário para a construção das ciências. Assim, como podemos formar professores capazes de formar seres humanos, sem que a sensibilidade do olhar e das ações estejam no programa de sua formação? Nesse sentido, a arte se perfaz como um caminho para o processo de humanização do ato educativo. Mas em quais pontos podemos inserir a arte na licenciatura? Como essa arte pode ser inserida? A partir desses questionamentos, esta pesquisa propõe uma análise da BNCC enquanto documento norteador da educação básica, com enfoque na possibilidade de apresentar a linguagem do Teatro como processo capaz de sensibilizar a formação docente para o equilíbrio dos objetivos técnicos sociais da educação, agregando o papel artístico na educação do olhar dos sujeitos da educação básica: professor e aluno. Em sociedade, sabe-se da importância do papel dos contextos sociais e como eles podem gerar processos de ascensão em diversos âmbitos da sociedade, incluindo, principalmente, as classes sociais menos privilegiadas. A análise proposta trará os referenciais teóricos da Viola Spolin (1939), com os Jogos Teatrais; Lev Vygotsky (1896), através do processo de desenvolvimento da aprendizagem e mediação; Walter Benjamin, o qual nos traz a consciência da pobreza de experiências a que nos propõe a modernidade. A pesquisa nos conduz a propostas e reflexões acerca de aspectos da sensibilidade por meio do teatro, na transformação da formação docente, com vistas a provocar mudanças efetivas na prática educativa, em consequência, no social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5348_TB2174_04102023163724.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA BEATRIZ DE LIMA E SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luanabeatrizpoesia@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }