Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEATRO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PARA TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96311
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2174
    "inscrito_id" => 5348
    "titulo" => "O TEATRO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PARA TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTOS"
    "resumo" => "A sociedade, com suas transformações, impacta a educação e, como professores, devemos nos sensibilizar diante dos contextos aos quais somos apresentados. No entanto, observamos que a cada processo da formação docente, o discurso acadêmico se torna técnico e formal. Claramente, o discurso técnico e formal é necessário para a construção das ciências. Assim, como podemos formar professores capazes de formar seres humanos, sem que a sensibilidade do olhar e das ações estejam no programa de sua formação? Nesse sentido, a arte se perfaz como um caminho para o processo de humanização do ato educativo. Mas em quais pontos podemos inserir a arte na licenciatura? Como essa arte pode ser inserida? A partir desses questionamentos, esta pesquisa propõe uma análise da BNCC enquanto documento norteador da educação básica, com enfoque na possibilidade de apresentar a linguagem do Teatro como processo capaz de sensibilizar a formação docente para o equilíbrio dos objetivos técnicos sociais da educação, agregando o papel artístico na educação do olhar dos sujeitos da educação básica: professor e aluno. Em sociedade, sabe-se da importância do papel dos contextos sociais e como eles podem gerar processos de ascensão em diversos âmbitos da sociedade, incluindo, principalmente, as classes sociais menos privilegiadas. A análise proposta trará os referenciais teóricos da Viola Spolin (1939), com os Jogos Teatrais; Lev Vygotsky (1896), através do processo de desenvolvimento da aprendizagem e mediação; Walter Benjamin, o qual nos traz a consciência da pobreza de experiências a que nos propõe a modernidade. A pesquisa nos conduz a propostas e reflexões acerca de aspectos da sensibilidade por meio do teatro, na transformação da formação docente, com vistas a provocar mudanças efetivas na prática educativa, em consequência, no social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5348_TB2174_04102023163724.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA BEATRIZ DE LIMA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanabeatrizpoesia@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96311
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2174
    "inscrito_id" => 5348
    "titulo" => "O TEATRO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PARA TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTOS"
    "resumo" => "A sociedade, com suas transformações, impacta a educação e, como professores, devemos nos sensibilizar diante dos contextos aos quais somos apresentados. No entanto, observamos que a cada processo da formação docente, o discurso acadêmico se torna técnico e formal. Claramente, o discurso técnico e formal é necessário para a construção das ciências. Assim, como podemos formar professores capazes de formar seres humanos, sem que a sensibilidade do olhar e das ações estejam no programa de sua formação? Nesse sentido, a arte se perfaz como um caminho para o processo de humanização do ato educativo. Mas em quais pontos podemos inserir a arte na licenciatura? Como essa arte pode ser inserida? A partir desses questionamentos, esta pesquisa propõe uma análise da BNCC enquanto documento norteador da educação básica, com enfoque na possibilidade de apresentar a linguagem do Teatro como processo capaz de sensibilizar a formação docente para o equilíbrio dos objetivos técnicos sociais da educação, agregando o papel artístico na educação do olhar dos sujeitos da educação básica: professor e aluno. Em sociedade, sabe-se da importância do papel dos contextos sociais e como eles podem gerar processos de ascensão em diversos âmbitos da sociedade, incluindo, principalmente, as classes sociais menos privilegiadas. A análise proposta trará os referenciais teóricos da Viola Spolin (1939), com os Jogos Teatrais; Lev Vygotsky (1896), através do processo de desenvolvimento da aprendizagem e mediação; Walter Benjamin, o qual nos traz a consciência da pobreza de experiências a que nos propõe a modernidade. A pesquisa nos conduz a propostas e reflexões acerca de aspectos da sensibilidade por meio do teatro, na transformação da formação docente, com vistas a provocar mudanças efetivas na prática educativa, em consequência, no social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5348_TB2174_04102023163724.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA BEATRIZ DE LIMA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanabeatrizpoesia@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A sociedade, com suas transformações, impacta a educação e, como professores, devemos nos sensibilizar diante dos contextos aos quais somos apresentados. No entanto, observamos que a cada processo da formação docente, o discurso acadêmico se torna técnico e formal. Claramente, o discurso técnico e formal é necessário para a construção das ciências. Assim, como podemos formar professores capazes de formar seres humanos, sem que a sensibilidade do olhar e das ações estejam no programa de sua formação? Nesse sentido, a arte se perfaz como um caminho para o processo de humanização do ato educativo. Mas em quais pontos podemos inserir a arte na licenciatura? Como essa arte pode ser inserida? A partir desses questionamentos, esta pesquisa propõe uma análise da BNCC enquanto documento norteador da educação básica, com enfoque na possibilidade de apresentar a linguagem do Teatro como processo capaz de sensibilizar a formação docente para o equilíbrio dos objetivos técnicos sociais da educação, agregando o papel artístico na educação do olhar dos sujeitos da educação básica: professor e aluno. Em sociedade, sabe-se da importância do papel dos contextos sociais e como eles podem gerar processos de ascensão em diversos âmbitos da sociedade, incluindo, principalmente, as classes sociais menos privilegiadas. A análise proposta trará os referenciais teóricos da Viola Spolin (1939), com os Jogos Teatrais; Lev Vygotsky (1896), através do processo de desenvolvimento da aprendizagem e mediação; Walter Benjamin, o qual nos traz a consciência da pobreza de experiências a que nos propõe a modernidade. A pesquisa nos conduz a propostas e reflexões acerca de aspectos da sensibilidade por meio do teatro, na transformação da formação docente, com vistas a provocar mudanças efetivas na prática educativa, em consequência, no social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.