A sociedade, com suas transformações, impacta a educação e, como professores, devemos nos sensibilizar diante dos contextos aos quais somos apresentados. No entanto, observamos que a cada processo da formação docente, o discurso acadêmico se torna técnico e formal. Claramente, o discurso técnico e formal é necessário para a construção das ciências. Assim, como podemos formar professores capazes de formar seres humanos, sem que a sensibilidade do olhar e das ações estejam no programa de sua formação? Nesse sentido, a arte se perfaz como um caminho para o processo de humanização do ato educativo. Mas em quais pontos podemos inserir a arte na licenciatura? Como essa arte pode ser inserida? A partir desses questionamentos, esta pesquisa propõe uma análise da BNCC enquanto documento norteador da educação básica, com enfoque na possibilidade de apresentar a linguagem do Teatro como processo capaz de sensibilizar a formação docente para o equilíbrio dos objetivos técnicos sociais da educação, agregando o papel artístico na educação do olhar dos sujeitos da educação básica: professor e aluno. Em sociedade, sabe-se da importância do papel dos contextos sociais e como eles podem gerar processos de ascensão em diversos âmbitos da sociedade, incluindo, principalmente, as classes sociais menos privilegiadas. A análise proposta trará os referenciais teóricos da Viola Spolin (1939), com os Jogos Teatrais; Lev Vygotsky (1896), através do processo de desenvolvimento da aprendizagem e mediação; Walter Benjamin, o qual nos traz a consciência da pobreza de experiências a que nos propõe a modernidade. A pesquisa nos conduz a propostas e reflexões acerca de aspectos da sensibilidade por meio do teatro, na transformação da formação docente, com vistas a provocar mudanças efetivas na prática educativa, em consequência, no social.