INSIGHTS SOBRE PRESENÇA SOCIAL E EAD: PRINCIPAIS TENDÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96803 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2853 "inscrito_id" => 13293 "titulo" => "INSIGHTS SOBRE PRESENÇA SOCIAL E EAD: PRINCIPAIS TENDÊNCIAS" "resumo" => "O estudo tem como objetivo identificar as principais tendências sobre o tema “Presença Social na Educação a Distância” através da base de dados Web of Science (WoS), no período de 2012 a 2022. Estudos recentes têm destacado a importância da interação social e do sentimento de pertencimento como elementos-chave na aprendizagem e na construção colaborativa do conhecimento em ambientes virtuais. Nesse cenário, o conceito de Presença Social ganha importância, pois é considerado um dos conceitos mais comuns para descrever e entender como as pessoas interagem neste tipo de ambiente. Este estudo envolve uma análise bibliométrica, do tipo quantitativa e estatística. Definindo-se a bibliometria como um conjunto de métodos quantitativos e estatísticos utilizados para medir a disseminação do conhecimento científico e a divulgação da produção sobre um determinado assunto. Por meio dos resultados, foi possível verificar o vasto número de artigos científicos publicados sobre o assunto, países, instituições de ensino, autores, idiomas, journals, palavras-chaves, além dos artigos mais citados no período analisado, apresentando um panorama e características no contexto internacional, permitindo aos pesquisadores verificar as tendências das produções científicas de temas emergentes. O uso dos recursos disponíveis na WoS se mostrou interessante para a realização do estudo em curto espaço de tempo, além de propiciar a possibilidade de estudos futuros com análise de outros indicadores. A criação das bases de dados multidisciplinares disponíveis eletronicamente passou a exercer o papel de reunir, avaliar e selecionar journals científicos, ampliando seu potencial de utilização pelos pesquisadores. A contribuição desse estudo para a ciência se deve aos indicadores resultantes, quais sejam, rede de autores das instituições de pesquisa que se destacaram na produção do conhecimento sobre o tema em nível internacional. No que diz respeito a futuras linhas de pesquisa, haverá muitas oportunidades relacionadas à pesquisa multidisciplinar em outras bases de dados nacionais e internacionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13293_TB2853_15062023111843.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA APARECIDA BARBIERI DA ROSA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "luciana.barbieri05@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96803 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2853 "inscrito_id" => 13293 "titulo" => "INSIGHTS SOBRE PRESENÇA SOCIAL E EAD: PRINCIPAIS TENDÊNCIAS" "resumo" => "O estudo tem como objetivo identificar as principais tendências sobre o tema “Presença Social na Educação a Distância” através da base de dados Web of Science (WoS), no período de 2012 a 2022. Estudos recentes têm destacado a importância da interação social e do sentimento de pertencimento como elementos-chave na aprendizagem e na construção colaborativa do conhecimento em ambientes virtuais. Nesse cenário, o conceito de Presença Social ganha importância, pois é considerado um dos conceitos mais comuns para descrever e entender como as pessoas interagem neste tipo de ambiente. Este estudo envolve uma análise bibliométrica, do tipo quantitativa e estatística. Definindo-se a bibliometria como um conjunto de métodos quantitativos e estatísticos utilizados para medir a disseminação do conhecimento científico e a divulgação da produção sobre um determinado assunto. Por meio dos resultados, foi possível verificar o vasto número de artigos científicos publicados sobre o assunto, países, instituições de ensino, autores, idiomas, journals, palavras-chaves, além dos artigos mais citados no período analisado, apresentando um panorama e características no contexto internacional, permitindo aos pesquisadores verificar as tendências das produções científicas de temas emergentes. O uso dos recursos disponíveis na WoS se mostrou interessante para a realização do estudo em curto espaço de tempo, além de propiciar a possibilidade de estudos futuros com análise de outros indicadores. A criação das bases de dados multidisciplinares disponíveis eletronicamente passou a exercer o papel de reunir, avaliar e selecionar journals científicos, ampliando seu potencial de utilização pelos pesquisadores. A contribuição desse estudo para a ciência se deve aos indicadores resultantes, quais sejam, rede de autores das instituições de pesquisa que se destacaram na produção do conhecimento sobre o tema em nível internacional. No que diz respeito a futuras linhas de pesquisa, haverá muitas oportunidades relacionadas à pesquisa multidisciplinar em outras bases de dados nacionais e internacionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13293_TB2853_15062023111843.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA APARECIDA BARBIERI DA ROSA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "luciana.barbieri05@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }