O currículo compreende-se como um plano de ação das atividades essenciais a qual a escola deve exercer, e este define os conhecimentos considerados necessários ao processo de ensino e sua distribuição no tempo-espaço ao qual foi criado. Este meio, no sentido da educação histórico-crítica, deverá vincular-se à realidade social e se destina a subsidiar a compreensão das determinações sociais e históricas dos educandos. Nesse sentido, o currículo é o fundamento da consolidação de um ensino eficaz, pois ele define o que e como deverá ser ensinado, exprime os objetivos e o imaginário de uma sociedade e o que ela almeja como nação. Para isso, buscou-se um aporte teórico nos principais teorizadores sobre a pedagogia histórico-crítica no que diz respeito ao currículo, que são: Demerval Saviani e Newton Duarte. O presente trabalho pretende analisar os atuais currículos de Geografia no 6° ano do ensino fundamental do Brasil e a Fase 2 do ensino primário da Inglaterra a partir de uma pesquisa documental, utilizando-se do método comparativo entre os documentos normativos dos respectivos países. A escolha desses países faz-se pelas distintas bases e percursos em seus desenvolvimentos territoriais, políticos, socioeconômicos e históricos. Como metodologia, escolheu-se fazer uma pesquisa documental a partir das normativas da educação básica dos dois países, disponíveis publicamente nos portais oficiais do Ministério da Educação (Brasil) e o Department for Education (Reino Unido), categorizando para a análise os assuntos da Geografia em Geografia física e Geografia humana. Além destes, serão analisados os conceitos fundamentais que tangem esta ciência, que são: espaço geográfico, lugar, paisagem, região e território. Ademais, depreende-se que estes currículos terão certa divergência entre si, visto suas diferentes bases e propósitos dentro de seus contextos culturais, históricos e politicos.