RESUMO Esse artigo tem como objetivo investigar os desafios da inclusão dos estudantes com deficiência nas turmas regular do Ensino fundamental dos anos iniciais no município de Escada-PE. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa em uma pesquisa de campo realizada em duas escolas públicas municipais, que contou com a participação de dois gestores escolares, dois coordenadores pedagógicos e dois professores das turmas de ensino regular dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo por resultado da pesquisa os desafios encontrados: a ausência de profissionais com habilitação para atuar na sala de AEE- Atendimento Educacional Especializado, falta de materiais pedagógicos adaptados, resistências por parte dos professores das turmas regulares para incluir o estudante com deficiência, precisa de apoio nas turmas regulares, foi possível perceber os desafios encontrados para inserir os estudantes com deficiência nas turmas de ensino regular, pois a falta de investimento nesta atuação da educação tem deixado o processo de inclusão em construção, cujo necessita de formação específica para professor de apoio, que são denominados como cuidadores. É notório nesta pesquisa que a educação inclusiva precisa ser inserida de fato nas escolas públicas do município de Escada-PE, pois ainda está em processo de adaptação.