Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENFRENTAMENTO DA ANSIEDADE MATEMÁTICA USANDO METODOLOGIA STEAM: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET/RJ ITAGUAÍ

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho é parte do projeto Faperj intitulado “O Enfrentamento da Ansiedade Matemática no Ensino Médio com abordagem STEAM”. A ansiedade matemática (AM) diz respeito a um sentimento de tensão e ansiedade no que tange a matemática. No nosso trabalho, selecionamos oito alunos do segundo ano do ensino médio técnico do CEFET Itaguaí que possuem alta ou extrema ansiedade de acordo com uma escala já validada em trabalhos científicos. Utilizamos três ferramentas para enfrentar esta AM: oficinas sobre autocontrole emocional (ensinamos aos alunos três técnicas de relaxamento), oficinas sobre hábitos de estudo, e oficinas de atividade STEAM. A utilização da metodologia STEAM (acrônimo em inglês para “Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics”, que significam “Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática”) tem como objetivo o aprendizado por meio de projetos, ou desafios, na tentativa de romper com as aulas puramente expositivas, que são pouco interessantes e amplamente descontextualizadas. Nosso grupo no CEFET Itaguaí optou por uma atividade STEAM, que se utiliza muito da criatividade e imaginação de seus participantes: a construção de um jogo de RPG didático. A utilização do jogo de RPG, foi a forma encontrada para a inserção da matemática de maneira leve, lúdica e descontraída. Visando aproximar da realidade, os personagens da história foram criados no laboratório Maker da instituição. Foi desenvolvido um roteiro que incluía tanto enigmas matemáticos, quanto não matemáticos, e os alunos jogavam de acordo com o personagem que defiram previamente.

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