O presente estudo busca analisar as características presentes na vegetação e determinar pontos de observação, que visam a elaboração de diferentes estratégias de ensino-aprendizagem de botânica em uma Trilha Interpretativa, localizada em área de cerrado, no Centro de Ciências de Chapadinha – Universidade Federal do Maranhão. Com o intuito de incentivar a utilização deste espaço não formal de educação para o trabalho docente e aprendizagem dos alunos. A forma de ensinar os conteúdos da botânica se apresenta como verdadeiros desafios a serem enfrentados em sala de aula, exige do docente, além das aulas teóricas com aplicação de conceitos de difícil compreensão, a socialização e a interação dos estudantes por meio da utilização de outras metodologias significativas. A abordagem foi qualitativa, tendo em vista a utilização de estratégias diversas para atingir os objetivos específicos. Por meio da observação da vegetação arbórea e dos atributos presente em todo percurso da trilha, determinou-se sete pontos de observação. Foram atribuídos subtemas para os pontos interpretativos e fixado placas de madeira para identificação dos mesmos. A partir da análise das oportunidades interpretativas associadas aos pontos selecionados na trilha, foi proposto sugestões de abordagem para os conteúdos de botânica. Dessa forma, espera-se que as sugestões de abordagem desenvolvida neste estudo possibilite aos professores de Ciências/Biologia contextualizar melhor os assuntos de botânica e alunos do ensino básico, a socialização, a conscientização, a oportunidade de aprender, de reconhecer, respeitar a importância sobre a preservação dos recursos naturais e valorizar as atividades com abordagem dos conteúdos de botânica, permitindo ao educador contemplar a interdisciplinaridade e mudança de comportamento diante das plantas, e principalmente, diminuir a desinformação botânica.