A sociedade tem passado por inúmeras transformações na educação, visando esses acontecimentos, este artigo busca analisar a implementação da lei da constituição federal de 1988, ressaltando que a educação é um direito de todos e dever da família e do estado. O ensino tem que ser promovido e incentivado pela sociedade, sendo assim a educação passa a ser um dever do estado e da família, visando o desenvolvimento integral da criança; a educação básica é a primeira etapa na formação de um sujeito, com base nessa jornada a pessoa passa a conhecer mais sobre si e mais sobre o mundo, é no ambiente escolar que é formado o caráter de um indivíduo. Os movimentos sociais, feitos para a melhoria da educação brasileira, começaram por volta de 1901, quando é criada a Federação dos Estudantes Brasileiros -entidade pioneira que teve pouco tempo de atuação. Com base em toda a trajetória dos movimentos sociais, esse estudo foi realizado, por meio de análise de caráter bibliográfico embasada em Foracchi (1972), Carneiro (2008), e tem como objetivo apresentar como foi o começo de toda a história do movimento estudantil no Brasil até os dias atuais. Além disso, mostrar como esse movimento influencia no ensino superior brasileiro. Falar sobre o movimento estudantil é muito importante, porque é mais do que uma porta para a busca de oportunidades, é nele onde os acadêmicos descobrem as oportunidades, definem suas metas e buscam a melhoria daquilo que defendem.