Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ATUAÇÃO DISCENTE JUNTO ÀS ENTIDADES ACADÊMICAS: INTERSECÇÕES ENTRE ENSINO SUPERIOR E MERCADO?

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99177
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5967
    "inscrito_id" => 21058
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DISCENTE JUNTO ÀS ENTIDADES ACADÊMICAS: INTERSECÇÕES ENTRE ENSINO SUPERIOR E MERCADO?"
    "resumo" => "A associação às entidades estudantis como, empresas júniores, liga de mercado financeiro, Enactus, centros acadêmicos, atléticas, AIESEC; tem sido experimentada pelos alunos do ensino superior como oportunidades de empreender investimentos simbólicos e criar valor não só sobre suas trajetórias formativas, mas também sobre si mesmos. A sujeição da subjetividade estudantil à essa lógica de criação de valor sobre si mesmos, não se limita aos investimentos tangíveis da participação nas entidades, incluindo também a incorporação duradoura de esquemas mentais e corporais de percepção, compreensão e ação inscritos em uma lógica de mercado internalizada que vem equiparando as relações sociais entre os alunos a relações de mercado. A presente proposta tem como objetivo explorar a ascensão dessas entidades acadêmicas enquanto espaços de circunscrição da expressão estudantil recente, considerando tanto seu aporte técnico como seu apelo moral mobilizando para isso, o aporte da Sociologia Econômica. Para tanto, a metodologia de pesquisa proposta envolve uma abordagem teórica (Revisão Sistemática da Literatura e Revisão Bibliográfica Narrativa) e uma abordagem empírica (Pesquisa Documental, Questionários, Entrevistas e Observação-Participante). Dentre os resultados, espera-se que a atuação discente e as entidades acadêmicas possam ser retratadas segundo a noção bourdiesiana de campos relacionais, ou, enquanto arenas onde se desenvolvem disputas simbólicas em busca das melhores posições na hierarquia dos campos estruturados segundo o manuseio de diferentes fontes de capitais. No cerne dessa dinâmica, os alunos sujeitos aos processos de socialização desde seu ingresso na universidade passam a adquirir / incorporar um conjunto de disposições intrínsecas a um grupo (de alunos) percebido como uma elite detentora dos melhores capitais (acumulados, em parte, junto às entidades acadêmicas) e que, ao alcançarem os espaços profissionais mais cobiçados pelos alunos passam a ser vistos como paladinos emblemáticos de posturas que o mercado deseja. E nesse interim, toda sorte de constrangimentos e disputas emerge."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21058_TB5967_02102023161858.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA SALTORATO"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA"
    "autor_email" => "saltorato@ufscar.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99177
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5967
    "inscrito_id" => 21058
    "titulo" => "A ATUAÇÃO DISCENTE JUNTO ÀS ENTIDADES ACADÊMICAS: INTERSECÇÕES ENTRE ENSINO SUPERIOR E MERCADO?"
    "resumo" => "A associação às entidades estudantis como, empresas júniores, liga de mercado financeiro, Enactus, centros acadêmicos, atléticas, AIESEC; tem sido experimentada pelos alunos do ensino superior como oportunidades de empreender investimentos simbólicos e criar valor não só sobre suas trajetórias formativas, mas também sobre si mesmos. A sujeição da subjetividade estudantil à essa lógica de criação de valor sobre si mesmos, não se limita aos investimentos tangíveis da participação nas entidades, incluindo também a incorporação duradoura de esquemas mentais e corporais de percepção, compreensão e ação inscritos em uma lógica de mercado internalizada que vem equiparando as relações sociais entre os alunos a relações de mercado. A presente proposta tem como objetivo explorar a ascensão dessas entidades acadêmicas enquanto espaços de circunscrição da expressão estudantil recente, considerando tanto seu aporte técnico como seu apelo moral mobilizando para isso, o aporte da Sociologia Econômica. Para tanto, a metodologia de pesquisa proposta envolve uma abordagem teórica (Revisão Sistemática da Literatura e Revisão Bibliográfica Narrativa) e uma abordagem empírica (Pesquisa Documental, Questionários, Entrevistas e Observação-Participante). Dentre os resultados, espera-se que a atuação discente e as entidades acadêmicas possam ser retratadas segundo a noção bourdiesiana de campos relacionais, ou, enquanto arenas onde se desenvolvem disputas simbólicas em busca das melhores posições na hierarquia dos campos estruturados segundo o manuseio de diferentes fontes de capitais. No cerne dessa dinâmica, os alunos sujeitos aos processos de socialização desde seu ingresso na universidade passam a adquirir / incorporar um conjunto de disposições intrínsecas a um grupo (de alunos) percebido como uma elite detentora dos melhores capitais (acumulados, em parte, junto às entidades acadêmicas) e que, ao alcançarem os espaços profissionais mais cobiçados pelos alunos passam a ser vistos como paladinos emblemáticos de posturas que o mercado deseja. E nesse interim, toda sorte de constrangimentos e disputas emerge."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21058_TB5967_02102023161858.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA SALTORATO"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA"
    "autor_email" => "saltorato@ufscar.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A associação às entidades estudantis como, empresas júniores, liga de mercado financeiro, Enactus, centros acadêmicos, atléticas, AIESEC; tem sido experimentada pelos alunos do ensino superior como oportunidades de empreender investimentos simbólicos e criar valor não só sobre suas trajetórias formativas, mas também sobre si mesmos. A sujeição da subjetividade estudantil à essa lógica de criação de valor sobre si mesmos, não se limita aos investimentos tangíveis da participação nas entidades, incluindo também a incorporação duradoura de esquemas mentais e corporais de percepção, compreensão e ação inscritos em uma lógica de mercado internalizada que vem equiparando as relações sociais entre os alunos a relações de mercado. A presente proposta tem como objetivo explorar a ascensão dessas entidades acadêmicas enquanto espaços de circunscrição da expressão estudantil recente, considerando tanto seu aporte técnico como seu apelo moral mobilizando para isso, o aporte da Sociologia Econômica. Para tanto, a metodologia de pesquisa proposta envolve uma abordagem teórica (Revisão Sistemática da Literatura e Revisão Bibliográfica Narrativa) e uma abordagem empírica (Pesquisa Documental, Questionários, Entrevistas e Observação-Participante). Dentre os resultados, espera-se que a atuação discente e as entidades acadêmicas possam ser retratadas segundo a noção bourdiesiana de campos relacionais, ou, enquanto arenas onde se desenvolvem disputas simbólicas em busca das melhores posições na hierarquia dos campos estruturados segundo o manuseio de diferentes fontes de capitais. No cerne dessa dinâmica, os alunos sujeitos aos processos de socialização desde seu ingresso na universidade passam a adquirir / incorporar um conjunto de disposições intrínsecas a um grupo (de alunos) percebido como uma elite detentora dos melhores capitais (acumulados, em parte, junto às entidades acadêmicas) e que, ao alcançarem os espaços profissionais mais cobiçados pelos alunos passam a ser vistos como paladinos emblemáticos de posturas que o mercado deseja. E nesse interim, toda sorte de constrangimentos e disputas emerge.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.