Ensinar matemática sempre foi um grande desafio para os docentes, pois a maioria dos estudantes acham essa disciplina rígida, formal e abstrata e, portanto, de difícil compreensão. Este trabalho tem o intuito de evidenciar que os jogos matemáticos podem ser úteis no processo de ensino aprendizagem dessa disciplina e como essas ferramentas podem ser unidas com os conteúdos, tornando as aulas lúdicas e proveitosas, os jogos matemáticos podem ser uma das estratégias facilitadoras para alcançar essa conciliação, pode ser considerado como um material de auxílio que incentiva uma aprendizagem mais eficiente e atraente. A presente pesquisa vai ser realizada através de contribuições de autores renomados da área, procurando relatar a relevância do uso de jogos nas aulas de matemática na atualidade. O professor assume o papel de observador e mediador durante o jogo, pois, na aplicação do mesmo é necessário tomar certas decisões, revelar o motivo do jogo, questionar os alunos, por fim continuar com pontos que façam os discentes pensarem a respeito, entendendo seu objetivo. O professor deve ver o desafio do jogar como uma das várias estratégias pedagógicas e o sucesso de sua utilização está diretamente relacionado ao planejamento. Atreve-se a dizer, que os jogos matemáticos contribuem muito para o ensino aprendizagem nas aulas desta disciplina, pois os mesmos proporcionam momentos dinâmicos saindo da rotina das aulas convencionais.