INTRODUÇÃO: A convergência entre educação e tecnologia motiva a busca por abordagens inovadoras que otimizem o aprendizado, com a integração de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) emergindo como uma promissora estratégia para elevar a qualidade do ensino. Contudo, a escassez de relatos que elucidem os desafios e perspectivas enfrentados por docentes ao incorporar a IA em suas práticas pedagógicas destaca a relevância desta abordagem. OBJETIVOS: Este estudo focaliza a exploração do uso de chatbots - sistemas de IA capacitados para interagir em linguagem natural - como uma ferramenta de apoio ao trabalho docente. Seu objetivo é narrar a experiência de um professor de Educação Física que integrou chatbots no planejamento e execução de aulas e atividades, proporcionando reflexões valiosas à comunidade educacional e ampliando a compreensão das potencialidades da IA como recurso educativo. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência enquadrado numa abordagem qualitativa e descritiva. Ao longo do primeiro semestre de 2023, o docente conduziu a disciplina "Metodologia da Pesquisa Voltada à Elaboração de Projetos", introduzindo notáveis chatbots como o ChatGPT e o Midjourney no planejamento e execução das aulas. A coleta de dados baseou-se em registros escritos detalhados, incluindo contextos, métodos e feedback dos alunos. A análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) foi empregada para extrair insights relativos ao uso das tecnologias de IA no ambiente educacional. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados evidenciaram diversos benefícios notáveis. A incorporação do ChatGPT no planejamento das aulas supriu a carência de um referencial teórico e ementa definidos. A colaboração entre a experiência do docente e o ChatGPT resultou num planejamento sólido, demandando ajustes mínimos após avaliação. A estratégia de empregar chatbots para elaborar narrativas enriqueceu as aulas, facilitando a compreensão dos alunos. CONCLUSÃO: Em síntese, a adoção das tecnologias de IA preencheu lacunas e aprimorou o ensino. A sinergia entre o ChatGPT e o Midjourney propiciou um ambiente de aprendizado imersivo e estruturado. As experiências compartilhadas podem orientar outros educadores interessados em empregar a IA em suas práticas. À medida que a educação responde às mudanças tecnológicas, espera-se que este estudo incite investigações adicionais acerca da eficácia da IA para enriquecer o processo educacional, fomentando ambientes de aprendizagem mais adaptativos e envolventes.