Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO POTENCIALIZADA PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A INCORPORAÇÃO DE CHATBOTS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO TRABALHO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100956
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8578
    "inscrito_id" => 9561
    "titulo" => "EDUCAÇÃO POTENCIALIZADA PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A INCORPORAÇÃO DE CHATBOTS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO TRABALHO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A convergência entre educação e tecnologia motiva a busca por abordagens inovadoras que otimizem o aprendizado, com a integração de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) emergindo como uma promissora estratégia para elevar a qualidade do ensino. Contudo, a escassez de relatos que elucidem os desafios e perspectivas enfrentados por docentes ao incorporar a IA em suas práticas pedagógicas destaca a relevância desta abordagem. OBJETIVOS: Este estudo focaliza a exploração do uso de chatbots - sistemas de IA capacitados para interagir em linguagem natural - como uma ferramenta de apoio ao trabalho docente. Seu objetivo é narrar a experiência de um professor de Educação Física que integrou chatbots no planejamento e execução de aulas e atividades, proporcionando reflexões valiosas à comunidade educacional e ampliando a compreensão das potencialidades da IA como recurso educativo. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência enquadrado numa abordagem qualitativa e descritiva. Ao longo do primeiro semestre de 2023, o docente conduziu a disciplina "Metodologia da Pesquisa Voltada à Elaboração de Projetos", introduzindo notáveis chatbots como o ChatGPT e o Midjourney no planejamento e execução das aulas. A coleta de dados baseou-se em registros escritos detalhados, incluindo contextos, métodos e feedback dos alunos. A análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) foi empregada para extrair insights relativos ao uso das tecnologias de IA no ambiente educacional. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados evidenciaram diversos benefícios notáveis. A incorporação do ChatGPT no planejamento das aulas supriu a carência de um referencial teórico e ementa definidos. A colaboração entre a experiência do docente e o ChatGPT resultou num planejamento sólido, demandando ajustes mínimos após avaliação. A estratégia de empregar chatbots para elaborar narrativas enriqueceu as aulas, facilitando a compreensão dos alunos. CONCLUSÃO: Em síntese, a adoção das tecnologias de IA preencheu lacunas e aprimorou o ensino. A sinergia entre o ChatGPT e o Midjourney propiciou um ambiente de aprendizado imersivo e estruturado. As experiências compartilhadas podem orientar outros educadores interessados em empregar a IA em suas práticas. À medida que a educação responde às mudanças tecnológicas, espera-se que este estudo incite investigações adicionais acerca da eficácia da IA para enriquecer o processo educacional, fomentando ambientes de aprendizagem mais adaptativos e envolventes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID9561_TB8578_04102023111612.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOUGLAS EDUARDO FERREIRA MAIA"
    "autor_nome_curto" => "DOUGLAS MAIA"
    "autor_email" => "douglas.maia@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100956
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8578
    "inscrito_id" => 9561
    "titulo" => "EDUCAÇÃO POTENCIALIZADA PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A INCORPORAÇÃO DE CHATBOTS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO TRABALHO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A convergência entre educação e tecnologia motiva a busca por abordagens inovadoras que otimizem o aprendizado, com a integração de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) emergindo como uma promissora estratégia para elevar a qualidade do ensino. Contudo, a escassez de relatos que elucidem os desafios e perspectivas enfrentados por docentes ao incorporar a IA em suas práticas pedagógicas destaca a relevância desta abordagem. OBJETIVOS: Este estudo focaliza a exploração do uso de chatbots - sistemas de IA capacitados para interagir em linguagem natural - como uma ferramenta de apoio ao trabalho docente. Seu objetivo é narrar a experiência de um professor de Educação Física que integrou chatbots no planejamento e execução de aulas e atividades, proporcionando reflexões valiosas à comunidade educacional e ampliando a compreensão das potencialidades da IA como recurso educativo. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência enquadrado numa abordagem qualitativa e descritiva. Ao longo do primeiro semestre de 2023, o docente conduziu a disciplina "Metodologia da Pesquisa Voltada à Elaboração de Projetos", introduzindo notáveis chatbots como o ChatGPT e o Midjourney no planejamento e execução das aulas. A coleta de dados baseou-se em registros escritos detalhados, incluindo contextos, métodos e feedback dos alunos. A análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) foi empregada para extrair insights relativos ao uso das tecnologias de IA no ambiente educacional. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados evidenciaram diversos benefícios notáveis. A incorporação do ChatGPT no planejamento das aulas supriu a carência de um referencial teórico e ementa definidos. A colaboração entre a experiência do docente e o ChatGPT resultou num planejamento sólido, demandando ajustes mínimos após avaliação. A estratégia de empregar chatbots para elaborar narrativas enriqueceu as aulas, facilitando a compreensão dos alunos. CONCLUSÃO: Em síntese, a adoção das tecnologias de IA preencheu lacunas e aprimorou o ensino. A sinergia entre o ChatGPT e o Midjourney propiciou um ambiente de aprendizado imersivo e estruturado. As experiências compartilhadas podem orientar outros educadores interessados em empregar a IA em suas práticas. À medida que a educação responde às mudanças tecnológicas, espera-se que este estudo incite investigações adicionais acerca da eficácia da IA para enriquecer o processo educacional, fomentando ambientes de aprendizagem mais adaptativos e envolventes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID9561_TB8578_04102023111612.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOUGLAS EDUARDO FERREIRA MAIA"
    "autor_nome_curto" => "DOUGLAS MAIA"
    "autor_email" => "douglas.maia@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

INTRODUÇÃO: A convergência entre educação e tecnologia motiva a busca por abordagens inovadoras que otimizem o aprendizado, com a integração de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) emergindo como uma promissora estratégia para elevar a qualidade do ensino. Contudo, a escassez de relatos que elucidem os desafios e perspectivas enfrentados por docentes ao incorporar a IA em suas práticas pedagógicas destaca a relevância desta abordagem. OBJETIVOS: Este estudo focaliza a exploração do uso de chatbots - sistemas de IA capacitados para interagir em linguagem natural - como uma ferramenta de apoio ao trabalho docente. Seu objetivo é narrar a experiência de um professor de Educação Física que integrou chatbots no planejamento e execução de aulas e atividades, proporcionando reflexões valiosas à comunidade educacional e ampliando a compreensão das potencialidades da IA como recurso educativo. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência enquadrado numa abordagem qualitativa e descritiva. Ao longo do primeiro semestre de 2023, o docente conduziu a disciplina "Metodologia da Pesquisa Voltada à Elaboração de Projetos", introduzindo notáveis chatbots como o ChatGPT e o Midjourney no planejamento e execução das aulas. A coleta de dados baseou-se em registros escritos detalhados, incluindo contextos, métodos e feedback dos alunos. A análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) foi empregada para extrair insights relativos ao uso das tecnologias de IA no ambiente educacional. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados evidenciaram diversos benefícios notáveis. A incorporação do ChatGPT no planejamento das aulas supriu a carência de um referencial teórico e ementa definidos. A colaboração entre a experiência do docente e o ChatGPT resultou num planejamento sólido, demandando ajustes mínimos após avaliação. A estratégia de empregar chatbots para elaborar narrativas enriqueceu as aulas, facilitando a compreensão dos alunos. CONCLUSÃO: Em síntese, a adoção das tecnologias de IA preencheu lacunas e aprimorou o ensino. A sinergia entre o ChatGPT e o Midjourney propiciou um ambiente de aprendizado imersivo e estruturado. As experiências compartilhadas podem orientar outros educadores interessados em empregar a IA em suas práticas. À medida que a educação responde às mudanças tecnológicas, espera-se que este estudo incite investigações adicionais acerca da eficácia da IA para enriquecer o processo educacional, fomentando ambientes de aprendizagem mais adaptativos e envolventes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.