MESQUITA, Andréa Jamaica Alves. O normal é ser diferente. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97519>. Acesso em: 23/12/2024 05:23
Frequentemente somos impulsionados a agir e cumprir as ditas regras da “normalidade”. Cada pessoa tem suas particularidades sendo diferentes umas das outras, dependendo da situação vivida, o seu modo é diferente na forma de perceber e assimilar uma determinada experiência. Além de sermos diferentes na aparência e personalidade também somos diferentes de nós mesmos a cada instante. Afinal, o que pensamos sobre um assunto hoje, pode não ser o mesmo que pensávamos anos atrás e nem o que pensaremos no próximo ano. Esse estudo tem objetivo de demonstrar que hoje a escola assume um papel social onde a criança se insere nesse contexto com as diversidades étnicas, sociais, físicas e intelectuais capaz de romper a ideia de hegemonia e representar aqueles que são diferentes gerando novas ações pedagógicas possibilitando o desenvolvimento global de todos os sujeitos envolvidos no processo educativo. O benefício o aprendizado desses alunos em convivência com a sociedade, sendo que a diferença entre eles com o tempo passa a ser despercebida. Sem dúvida o amadurecimento e a evolução do ser humano traz um avanço aos temas ligados à cidadania e aos direitos humanos trazendo um novo olhar em relação às pessoas tidas como deficientes, possibilitando a elas um novo recomeço através de um convívio social mais adequado sendo necessário a discussão para a melhoria e adaptação da forma de trabalho dos professores que precisam se sentir confiantes a utilizar novos métodos fazendo a diferença de uma forma positiva.