A formação continuada pode ser pensada pelo mundo da vida mediante inserção da cultura viva na escola. Neste âmbito, objetiva-se compreender a inserção da cultura na prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sob os aspectos da formação continuada dos professores, considerando a sociedade enquanto mundo da vida simbolicamente compartilhado coletivamente. Para tanto, a pesquisa apresenta uma abordagem documental e bibliográfica, em literatura pertinente, calcada na abordagem qualitativa, com respaldo teórico nos estudos de Araújo (2015), Brasil (2018), Gil (2002), Guimarães (2012), Habermas (2012), Vasconcelos (2017), Casagrande (2009), Theisen (2018), Freire e Mizukami (1986). A partir da literatura analisada e considerando as modificações sociais contemporâneas, é de suma relevância que a formação continuada dos professores seja direcionada à compreensão e ao entendimento da pluralidade cultural existente no contexto educacional, concebendo o mundo da vida dos discentes como ponto de partida para a formulação da prática pedagógica, bem como entendendo a importância dessa formação à efetivação do ensino qualitativo e com equidade. Como resultados, o mundo da vida oportuniza a compreensão das singularidades presentes em cada sujeito, além de reforçar a necessária inserção da cultura no chão da escola, visando à transformação dos processos educativos, com vistas à formação docente continuada.