A poesia é uma forma essencial de manifestação artística, porém, como acontece com a literatura em geral, ela não é tão apreciada no dia a dia e seu potencial de prazer é deixado de lado. Além disso, apesar dos documentos oficiais da educação se basearem em ideias interacionistas para o ensino de língua e literatura, é comum que a prática seja engessada e sem preocupação com a fruição do texto literário mesmo quando se trata de poesia. Nesse contexto, tivemos como objetivo, por meio da nossa experiência de observação, relatar o trajeto da disciplina de literatura e refletir sobre ele a partir da perspectiva do letramento literário com foco no gênero poema. A metodologia foi a observação de seis turmas de ensino médio de uma escola particular do município de Guarabira-PB durante o primeiro trimestre de 2022, totalizando sessenta encontros. Então, associada à pesquisa bibliográfica, nosso trabalho é de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Tomamos como base as ideias de Azevedo (2004), Candido (2011), Cosson (2021), Bakhtin (1998), Pinheiro (2018), entre outros. Assim, podemos notar e discutiremos como o contato direto com o texto literário, sua experimentação e fruição são essenciais para que os alunos se engajem nas aulas e o letramento literário seja viável.