Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOVOS OLHARES: O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97169
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3338
    "inscrito_id" => 6035
    "titulo" => "NOVOS OLHARES: O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A educação básica no Brasil tem sido contemplada com diversas modificações metodológicas, surgindo então novas estratégias de ensino e ferramentas tecnológicas. Com o avanço da tecnologia e a transformação dos métodos utilizadas para a aprendizagem, o espaço escolar deverá estar alinhado a este cenário, pois com esta mudança de paradigma o aluno passa a ser o protagonista do seu aprendizado, sendo o professor o real mediador desse processo. Deste modo, objetivou-se a partir do presente trabalho, compreender a importância do uso das metodologias ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Sob os aspectos metodológicos, esta pesquisa se caracterizou como um estudo qualitativo com a participação de 50 professores de uma escola de ensino médio, na modalidade integral, localizado na cidade de Sobral, Ceará. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram à observação, o questionário, a entrevista semiestruturada e a pesquisa bibliográfica, de modo a criar subsídios para o estudo do problema apresentado. Os dados coletados foram tratados através da análise de conteúdo, divididos em duas categorias: motivação e aprendizagem. Os resultados indicaram que 100% dos professores utilizam as metodologias ativas em suas aulas, principalmente o uso didático da gamificação e dos dispositivos móveis na educação formal, sendo constatado que os discentes possuem fácil acesso aos dispositivos móveis (smartphones), além de gostarem de jogos (digitais ou não) e se sentirem motivados quando convidados a participar dos mesmos. Além disso, a metodologia rotação por estação demonstrou ser capaz de motivar e desencadear o aprendizado entre os discentes. Observamos assim, a validação da contribuição do uso das metodologias ativas como coadjuvantes facilitadores no ensino-aprendizagem na educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6035_TB3338_21052023133906.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA JANAINA SALES SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "jannysalles6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97169
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3338
    "inscrito_id" => 6035
    "titulo" => "NOVOS OLHARES: O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A educação básica no Brasil tem sido contemplada com diversas modificações metodológicas, surgindo então novas estratégias de ensino e ferramentas tecnológicas. Com o avanço da tecnologia e a transformação dos métodos utilizadas para a aprendizagem, o espaço escolar deverá estar alinhado a este cenário, pois com esta mudança de paradigma o aluno passa a ser o protagonista do seu aprendizado, sendo o professor o real mediador desse processo. Deste modo, objetivou-se a partir do presente trabalho, compreender a importância do uso das metodologias ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Sob os aspectos metodológicos, esta pesquisa se caracterizou como um estudo qualitativo com a participação de 50 professores de uma escola de ensino médio, na modalidade integral, localizado na cidade de Sobral, Ceará. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram à observação, o questionário, a entrevista semiestruturada e a pesquisa bibliográfica, de modo a criar subsídios para o estudo do problema apresentado. Os dados coletados foram tratados através da análise de conteúdo, divididos em duas categorias: motivação e aprendizagem. Os resultados indicaram que 100% dos professores utilizam as metodologias ativas em suas aulas, principalmente o uso didático da gamificação e dos dispositivos móveis na educação formal, sendo constatado que os discentes possuem fácil acesso aos dispositivos móveis (smartphones), além de gostarem de jogos (digitais ou não) e se sentirem motivados quando convidados a participar dos mesmos. Além disso, a metodologia rotação por estação demonstrou ser capaz de motivar e desencadear o aprendizado entre os discentes. Observamos assim, a validação da contribuição do uso das metodologias ativas como coadjuvantes facilitadores no ensino-aprendizagem na educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6035_TB3338_21052023133906.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA JANAINA SALES SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "jannysalles6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A educação básica no Brasil tem sido contemplada com diversas modificações metodológicas, surgindo então novas estratégias de ensino e ferramentas tecnológicas. Com o avanço da tecnologia e a transformação dos métodos utilizadas para a aprendizagem, o espaço escolar deverá estar alinhado a este cenário, pois com esta mudança de paradigma o aluno passa a ser o protagonista do seu aprendizado, sendo o professor o real mediador desse processo. Deste modo, objetivou-se a partir do presente trabalho, compreender a importância do uso das metodologias ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Sob os aspectos metodológicos, esta pesquisa se caracterizou como um estudo qualitativo com a participação de 50 professores de uma escola de ensino médio, na modalidade integral, localizado na cidade de Sobral, Ceará. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram à observação, o questionário, a entrevista semiestruturada e a pesquisa bibliográfica, de modo a criar subsídios para o estudo do problema apresentado. Os dados coletados foram tratados através da análise de conteúdo, divididos em duas categorias: motivação e aprendizagem. Os resultados indicaram que 100% dos professores utilizam as metodologias ativas em suas aulas, principalmente o uso didático da gamificação e dos dispositivos móveis na educação formal, sendo constatado que os discentes possuem fácil acesso aos dispositivos móveis (smartphones), além de gostarem de jogos (digitais ou não) e se sentirem motivados quando convidados a participar dos mesmos. Além disso, a metodologia rotação por estação demonstrou ser capaz de motivar e desencadear o aprendizado entre os discentes. Observamos assim, a validação da contribuição do uso das metodologias ativas como coadjuvantes facilitadores no ensino-aprendizagem na educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.