A educação básica no Brasil tem sido contemplada com diversas modificações metodológicas, surgindo então novas estratégias de ensino e ferramentas tecnológicas. Com o avanço da tecnologia e a transformação dos métodos utilizadas para a aprendizagem, o espaço escolar deverá estar alinhado a este cenário, pois com esta mudança de paradigma o aluno passa a ser o protagonista do seu aprendizado, sendo o professor o real mediador desse processo. Deste modo, objetivou-se a partir do presente trabalho, compreender a importância do uso das metodologias ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Sob os aspectos metodológicos, esta pesquisa se caracterizou como um estudo qualitativo com a participação de 50 professores de uma escola de ensino médio, na modalidade integral, localizado na cidade de Sobral, Ceará. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram à observação, o questionário, a entrevista semiestruturada e a pesquisa bibliográfica, de modo a criar subsídios para o estudo do problema apresentado. Os dados coletados foram tratados através da análise de conteúdo, divididos em duas categorias: motivação e aprendizagem. Os resultados indicaram que 100% dos professores utilizam as metodologias ativas em suas aulas, principalmente o uso didático da gamificação e dos dispositivos móveis na educação formal, sendo constatado que os discentes possuem fácil acesso aos dispositivos móveis (smartphones), além de gostarem de jogos (digitais ou não) e se sentirem motivados quando convidados a participar dos mesmos. Além disso, a metodologia rotação por estação demonstrou ser capaz de motivar e desencadear o aprendizado entre os discentes. Observamos assim, a validação da contribuição do uso das metodologias ativas como coadjuvantes facilitadores no ensino-aprendizagem na educação básica.