PROJETO DE VIDA: PERSPECTIVAS DE UMA TRAJETÓRIA EM CONSTRUÇÃO
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A organização curricular por área de conhecimento deve considerar a formação integral dos estudantes com o trabalho pedagógico voltado para o desenvolvimento dos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais deles. Dentre os componentes curriculares, o Projeto de Vida constitui o Itinerário Integrado do Novo Ensino Médio nas escolas SESI-RJ e visa garantir, a todos os estudantes, a aprendizagem e a construção de suas trajetórias para o alcance de seus objetivos, independente de suas características individuais, suas histórias, de modo a possibilitar a construção da cidadania e o desenvolvimeto de competências para o acesso ao mundo do trabalho e o prosseguimento dos estudos nas etapas subsequentes à Educação Básica. Nessa perspectiva, as práxis pedagógicas têm como premissa a intenção de “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências” (BNCC, 2017, pág. 9), de modo a promover a construção da autonomia, da consciência crítica e, principalmente, do senso de coletividade e respeito às individualidades. Desse modo, o presente trabalho pretende descrever a experiência dos Departamentos Regionais do SESI e do SENAI RJ no desenvolvimento do componente curricular Projeto de Vida, na oferta do Novo Ensino Médio SESI com Itinerário de Formação Técnica SENAI." 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