Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO CIENTÍFICO E PROMOÇÃO DA CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PRESENTES NOS ANAIS DO ENPEC

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Em perspectiva teórica o letramento científico é comumente vinculado à promoção da cidadania, da democracia e da justiça social. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar os arranjos teórico-metodológicos das práticas em ensino de ciências que estabelecem o letramento científico como uma via para a promoção desses elementos. Realizamos um levantamento bibliográfico nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências - ENPEC (2007-2021). A filtragem dos trabalhos se deu em três fases: (1) busca nos títulos, resumos e palavras-chave dos termos “cidadania”, “cidadã”, “democracia”, “democrata” e “justiça”; (2) leitura dos resumos; (3) leitura completa do trabalho. Como resultados observamos que são escassos os trabalhos que vinculam dois ou mais termos-chave da pesquisa nos objetivos principais de uma prática pedagógica. Encontramos apenas seis trabalhos com arranjos teórico-metodológicos que se orientam pelo objetivo de articular o letramento científico com a promoção da cidadania, tendo esta como objetivo principal [e não secundário] do ensino de ciências. No ensino fundamental I ocorreram três trabalhos, no ensino médio dois e, no ensino superior apenas um. As abordagens pedagógicas se estruturaram em torno do uso de um ou mais dos sete referenciais a seguir: perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (3); Problemática socioambiental (2); Dinâmica dos três momentos pedagógicos (1); Questão sociocientífica (1); Tema gerador (1); Eixos estruturantes da alfabetização científica (1); Ilhas de racionalidade (1). Nesses trabalhos, houve indicadores da promoção de elementos do letramento científico e de valores da cidadania, democracia e justiça social. Como contraponto, indicou-se a necessidade de uma formação de professores de ciências mais compromissada com a sociedade democrática e as causas sociais. Concluímos que as relações entre letramento científico e educação para cidadania, democracia e justiça social precisam ser mais exploradas ao nível da prática pedagógica e que, os trabalhos apresentados mostram boas perspectivas dos arranjos teórico-metodológicos utilizados.

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