Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PIBID NA ESCOLA: INOVANDO E DINAMIZANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: PIBID, SUPERVISÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA Comunicação Oral (CO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10127
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 211
    "inscrito_id" => 89
    "titulo" => "PIBID NA ESCOLA: INOVANDO E DINAMIZANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada como supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que é o de mediar o trabalho dos bolsistas, professores e alunos, favorecendo a constante interação, o diálogo e a troca de experiências que contribuirão para um processo de ensino e aprendizagem. O referido projeto desenvolveu-se na E.E.E.M. Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, localizada na cidade de Campina Grande – PB. O referencial teórico do projeto se delineou a partir dos PCN`s de Matemática, Vygotsky(1996), (D’AMBROSIO,1999) entre outros. Semanalmente, promoveram-se encontros para planejamento de ações, onde foram analisadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos, momentos estes importante para avaliar e refletir sobre o trabalho desenvolvido e planejar metas e ações futuras para organizar o processo didático-pedagógico que se pretende implantar. A inclusão do PIBID na escola muito tem contribuído para uma reflexão sobre os saberes e práticas pedagógicas inovadoras, interdisciplinares, levando os alunos a construir e reconstruir seus conceitos, trabalhando com o lúdico, na construção de materiais concretos, além de ajudar de forma significativa na formação contínua dos professores da educação básica. Dando continuidade, aos projetos realizados nos anos anteriores, em 2014 desenvolvemos paralelamente uma oficina intitulada “A Matemática na Copa”,  a II OIMP (Olimpíada Interna de Matemática do Premen) e um minicurso/oficina intitulado “Geometria Espacial: Construindo Sólidos Geométricos com a Arte do Palito de Picolé”, levando os alunos a despertarem o interesse pela matemática através de resoluções de questões curiosas e desafiadoras, além de desenvolver o raciocínio lógico e proporcionar a eles uma maior afinidade com a disciplina, trabalhando a interdisciplinaridade para uma melhor aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PIBID, SUPERVISÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_23_14_18_idinscrito_89_5a503d4e1991bbcea40599bb11c01ba4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEMARY GOMES FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "ROSE"
    "autor_email" => "rosemary.gomesfernandes@h"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10127
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 211
    "inscrito_id" => 89
    "titulo" => "PIBID NA ESCOLA: INOVANDO E DINAMIZANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada como supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que é o de mediar o trabalho dos bolsistas, professores e alunos, favorecendo a constante interação, o diálogo e a troca de experiências que contribuirão para um processo de ensino e aprendizagem. O referido projeto desenvolveu-se na E.E.E.M. Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, localizada na cidade de Campina Grande – PB. O referencial teórico do projeto se delineou a partir dos PCN`s de Matemática, Vygotsky(1996), (D’AMBROSIO,1999) entre outros. Semanalmente, promoveram-se encontros para planejamento de ações, onde foram analisadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos, momentos estes importante para avaliar e refletir sobre o trabalho desenvolvido e planejar metas e ações futuras para organizar o processo didático-pedagógico que se pretende implantar. A inclusão do PIBID na escola muito tem contribuído para uma reflexão sobre os saberes e práticas pedagógicas inovadoras, interdisciplinares, levando os alunos a construir e reconstruir seus conceitos, trabalhando com o lúdico, na construção de materiais concretos, além de ajudar de forma significativa na formação contínua dos professores da educação básica. Dando continuidade, aos projetos realizados nos anos anteriores, em 2014 desenvolvemos paralelamente uma oficina intitulada “A Matemática na Copa”,  a II OIMP (Olimpíada Interna de Matemática do Premen) e um minicurso/oficina intitulado “Geometria Espacial: Construindo Sólidos Geométricos com a Arte do Palito de Picolé”, levando os alunos a despertarem o interesse pela matemática através de resoluções de questões curiosas e desafiadoras, além de desenvolver o raciocínio lógico e proporcionar a eles uma maior afinidade com a disciplina, trabalhando a interdisciplinaridade para uma melhor aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PIBID, SUPERVISÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_23_14_18_idinscrito_89_5a503d4e1991bbcea40599bb11c01ba4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEMARY GOMES FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "ROSE"
    "autor_email" => "rosemary.gomesfernandes@h"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada como supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que é o de mediar o trabalho dos bolsistas, professores e alunos, favorecendo a constante interação, o diálogo e a troca de experiências que contribuirão para um processo de ensino e aprendizagem. O referido projeto desenvolveu-se na E.E.E.M. Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, localizada na cidade de Campina Grande – PB. O referencial teórico do projeto se delineou a partir dos PCN`s de Matemática, Vygotsky(1996), (D’AMBROSIO,1999) entre outros. Semanalmente, promoveram-se encontros para planejamento de ações, onde foram analisadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos, momentos estes importante para avaliar e refletir sobre o trabalho desenvolvido e planejar metas e ações futuras para organizar o processo didático-pedagógico que se pretende implantar. A inclusão do PIBID na escola muito tem contribuído para uma reflexão sobre os saberes e práticas pedagógicas inovadoras, interdisciplinares, levando os alunos a construir e reconstruir seus conceitos, trabalhando com o lúdico, na construção de materiais concretos, além de ajudar de forma significativa na formação contínua dos professores da educação básica. Dando continuidade, aos projetos realizados nos anos anteriores, em 2014 desenvolvemos paralelamente uma oficina intitulada “A Matemática na Copa”, a II OIMP (Olimpíada Interna de Matemática do Premen) e um minicurso/oficina intitulado “Geometria Espacial: Construindo Sólidos Geométricos com a Arte do Palito de Picolé”, levando os alunos a despertarem o interesse pela matemática através de resoluções de questões curiosas e desafiadoras, além de desenvolver o raciocínio lógico e proporcionar a eles uma maior afinidade com a disciplina, trabalhando a interdisciplinaridade para uma melhor aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.