Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

REATIVIDADE LÚDICA : ESTRATÉGIAS E DESAFIOS

Palavra-chaves: TABELA PERIÓDICA, JOGO LÚDICO, HABILIDADES Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9793
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 939
    "titulo" => "REATIVIDADE LÚDICA : ESTRATÉGIAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "Os jogos lúdicos são um importante instrumento mediador do conhecimento, pois facilita o ensino e aprendizagem do discente, uma vez que o mesmo oportuniza a interlocução de saberes, a socialização e o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo do estudante quando é bem explorado.Quando se cria ou se adapta um jogo ao conteúdo escolar, os indivíduos que os  utilizaram iram desenvolver algumas habilidades em todos os aspectos : sociais, cognitivos e relacional. A ideia de aplicar o conteúdo reatividade dos elementos químicos da tabela periódica de forma lúdica (através de um tabuleiro de damas), aos alunos do 1º ano do ensino médio para que eles exercitassem um pouco mais os conhecimentos adquiridos com o conteúdo abordado em sala de aula , auxiliando os estudantes para que aprendam o assunto e não o memorize, tendo por objetivo compreender como as reações químicas ocorrem através da reatividade, pois com ela é possível fazer combinações de elementos e compostos para formas novas substâncias, podendo-se associar-se essa capacidade com a oxidação, quanto mais eletropositivo for um metal mais reativo será.O jogo didático consiste em relacionar a tabela periódica ao conteúdo reatividade dos elementos químicos. Tal proposta foi elaborada analisando  a repetição verificada na lei periódica e na base da estrutura da tabela periódica moderna, de maneira que os elementos com propriedades químicas semelhantes ficassem distribuídos em colunas verticais chamadas de famílias.De inicio fez-se as seguintes medições em uma madeira MDF, para a confecção do tabuleiro de damas e ao seu  término ,foi-se confeccionado um adesivo com a tabela periódica, para ser colado no tabuleiro e em seguida fez-se a confecção de 37  “pedrinhas”, ou seja as peças que iram ser movimentadas nas casas do tabuleiro.Para a confecção das peças, foi pensado em cubinhos de 1cm x 1cm de madeira reflorestada , sendo fixado um adesivo para cada cubinho com apenas um elemento químico em cada, totalizando  37 cubinhos com os respectivos elementos das famílias 1A á 7A . E, para o acabamento final do jogo utilizou-se a reciclagem do papelão como a embalagem geral do produto.Os jogos lúdicos estão sendo cada vez mais orientados para estimular o desenvolvimento cognitivo e são importantes ferramentas para o desenvolvimento da assimilação dos conteúdos propostos, uma vez que o mesmo já se encontra pronto para ser aplicado com os alunos do 1º ano do ensino médio na perspectiva para que a aula se torne mais significativa e o que professor além de ensinar, possa observar o que seus alunos aprenderam e construíram até o momento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, JOGO LÚDICO, HABILIDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_20_46_09_idinscrito_939_2396b122d2d6181093b4b2427b22e4ef.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS SANTOS"
    "autor_email" => "carlos-89-@live.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9793
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 939
    "titulo" => "REATIVIDADE LÚDICA : ESTRATÉGIAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "Os jogos lúdicos são um importante instrumento mediador do conhecimento, pois facilita o ensino e aprendizagem do discente, uma vez que o mesmo oportuniza a interlocução de saberes, a socialização e o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo do estudante quando é bem explorado.Quando se cria ou se adapta um jogo ao conteúdo escolar, os indivíduos que os  utilizaram iram desenvolver algumas habilidades em todos os aspectos : sociais, cognitivos e relacional. A ideia de aplicar o conteúdo reatividade dos elementos químicos da tabela periódica de forma lúdica (através de um tabuleiro de damas), aos alunos do 1º ano do ensino médio para que eles exercitassem um pouco mais os conhecimentos adquiridos com o conteúdo abordado em sala de aula , auxiliando os estudantes para que aprendam o assunto e não o memorize, tendo por objetivo compreender como as reações químicas ocorrem através da reatividade, pois com ela é possível fazer combinações de elementos e compostos para formas novas substâncias, podendo-se associar-se essa capacidade com a oxidação, quanto mais eletropositivo for um metal mais reativo será.O jogo didático consiste em relacionar a tabela periódica ao conteúdo reatividade dos elementos químicos. Tal proposta foi elaborada analisando  a repetição verificada na lei periódica e na base da estrutura da tabela periódica moderna, de maneira que os elementos com propriedades químicas semelhantes ficassem distribuídos em colunas verticais chamadas de famílias.De inicio fez-se as seguintes medições em uma madeira MDF, para a confecção do tabuleiro de damas e ao seu  término ,foi-se confeccionado um adesivo com a tabela periódica, para ser colado no tabuleiro e em seguida fez-se a confecção de 37  “pedrinhas”, ou seja as peças que iram ser movimentadas nas casas do tabuleiro.Para a confecção das peças, foi pensado em cubinhos de 1cm x 1cm de madeira reflorestada , sendo fixado um adesivo para cada cubinho com apenas um elemento químico em cada, totalizando  37 cubinhos com os respectivos elementos das famílias 1A á 7A . E, para o acabamento final do jogo utilizou-se a reciclagem do papelão como a embalagem geral do produto.Os jogos lúdicos estão sendo cada vez mais orientados para estimular o desenvolvimento cognitivo e são importantes ferramentas para o desenvolvimento da assimilação dos conteúdos propostos, uma vez que o mesmo já se encontra pronto para ser aplicado com os alunos do 1º ano do ensino médio na perspectiva para que a aula se torne mais significativa e o que professor além de ensinar, possa observar o que seus alunos aprenderam e construíram até o momento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, JOGO LÚDICO, HABILIDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_20_46_09_idinscrito_939_2396b122d2d6181093b4b2427b22e4ef.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS SANTOS"
    "autor_email" => "carlos-89-@live.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Os jogos lúdicos são um importante instrumento mediador do conhecimento, pois facilita o ensino e aprendizagem do discente, uma vez que o mesmo oportuniza a interlocução de saberes, a socialização e o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo do estudante quando é bem explorado.Quando se cria ou se adapta um jogo ao conteúdo escolar, os indivíduos que os utilizaram iram desenvolver algumas habilidades em todos os aspectos : sociais, cognitivos e relacional. A ideia de aplicar o conteúdo reatividade dos elementos químicos da tabela periódica de forma lúdica (através de um tabuleiro de damas), aos alunos do 1º ano do ensino médio para que eles exercitassem um pouco mais os conhecimentos adquiridos com o conteúdo abordado em sala de aula , auxiliando os estudantes para que aprendam o assunto e não o memorize, tendo por objetivo compreender como as reações químicas ocorrem através da reatividade, pois com ela é possível fazer combinações de elementos e compostos para formas novas substâncias, podendo-se associar-se essa capacidade com a oxidação, quanto mais eletropositivo for um metal mais reativo será.O jogo didático consiste em relacionar a tabela periódica ao conteúdo reatividade dos elementos químicos. Tal proposta foi elaborada analisando a repetição verificada na lei periódica e na base da estrutura da tabela periódica moderna, de maneira que os elementos com propriedades químicas semelhantes ficassem distribuídos em colunas verticais chamadas de famílias.De inicio fez-se as seguintes medições em uma madeira MDF, para a confecção do tabuleiro de damas e ao seu término ,foi-se confeccionado um adesivo com a tabela periódica, para ser colado no tabuleiro e em seguida fez-se a confecção de 37 “pedrinhas”, ou seja as peças que iram ser movimentadas nas casas do tabuleiro.Para a confecção das peças, foi pensado em cubinhos de 1cm x 1cm de madeira reflorestada , sendo fixado um adesivo para cada cubinho com apenas um elemento químico em cada, totalizando 37 cubinhos com os respectivos elementos das famílias 1A á 7A . E, para o acabamento final do jogo utilizou-se a reciclagem do papelão como a embalagem geral do produto.Os jogos lúdicos estão sendo cada vez mais orientados para estimular o desenvolvimento cognitivo e são importantes ferramentas para o desenvolvimento da assimilação dos conteúdos propostos, uma vez que o mesmo já se encontra pronto para ser aplicado com os alunos do 1º ano do ensino médio na perspectiva para que a aula se torne mais significativa e o que professor além de ensinar, possa observar o que seus alunos aprenderam e construíram até o momento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.