A QUALIDADE DO ENSINO DA QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE ALAGOA NOVA - PB
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10144 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 156 "titulo" => "A QUALIDADE DO ENSINO DA QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE ALAGOA NOVA - PB" "resumo" => "A qualidade do ensino de Química, de modo geral, vem encontrando grandes dificuldades na sua metodologia e nas suas práticas pedagógicas; e não apenas da Química, mas assim como no ensino de ciências naturais e outras disciplinas. Certamente, afetado pela baixa qualidade da educação em nosso país, e falta de interesse dos governantes, o que resulta em políticas públicas ineficientes implementadas por governos que ainda não despertaram para a verdadeira função social que a escola pode exercer para o desenvolvimento da nação. Quando se abordam dificuldades do ensino de Química, a escola, pais de alunos e a população em geral, por questões de conveniência, frequentemente, imprime ao estudante a culpa pelo fracasso do processo educativo, assim sendo, o estudante é visto como desinteressado, displicente e com poucos conhecimentos construídos ao longo de sua história. Esta pesquisa - estudo de caso – teve como objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem da disciplina Química no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho da cidade de Alagoa Nova – PB, na visão dos professores do seu quadro efetivo. O procedimento metodológico foi o analítico-descritivo e o instrumento de coleta de informações foi o questionário. Os resultados demonstraram alguns aspectos positivos e negativos, dentre os negativos destaca-se: a existência de um laboratório de química na escola pesquisada que não é utilizado no ensino dessa ciência. E dentre os positivos, destaca-se: todos os professores possuem graduação na área que lecionam, o que representa um aspecto bastante relevante e importante." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "QUÍMICA, DIFICULDADES, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_10_2014_15_47_34_idinscrito_156_9a28b6d1464cc64a4c8464be586e6b90.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAYONARA RAMOS MARCELINO FERREIRA QUIRINO" "autor_nome_curto" => "SAYONARA" "autor_email" => "sayonarapedagoga@gmail.co" "autor_ies" => "FASP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10144 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 156 "titulo" => "A QUALIDADE DO ENSINO DA QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE ALAGOA NOVA - PB" "resumo" => "A qualidade do ensino de Química, de modo geral, vem encontrando grandes dificuldades na sua metodologia e nas suas práticas pedagógicas; e não apenas da Química, mas assim como no ensino de ciências naturais e outras disciplinas. Certamente, afetado pela baixa qualidade da educação em nosso país, e falta de interesse dos governantes, o que resulta em políticas públicas ineficientes implementadas por governos que ainda não despertaram para a verdadeira função social que a escola pode exercer para o desenvolvimento da nação. Quando se abordam dificuldades do ensino de Química, a escola, pais de alunos e a população em geral, por questões de conveniência, frequentemente, imprime ao estudante a culpa pelo fracasso do processo educativo, assim sendo, o estudante é visto como desinteressado, displicente e com poucos conhecimentos construídos ao longo de sua história. Esta pesquisa - estudo de caso – teve como objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem da disciplina Química no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho da cidade de Alagoa Nova – PB, na visão dos professores do seu quadro efetivo. O procedimento metodológico foi o analítico-descritivo e o instrumento de coleta de informações foi o questionário. Os resultados demonstraram alguns aspectos positivos e negativos, dentre os negativos destaca-se: a existência de um laboratório de química na escola pesquisada que não é utilizado no ensino dessa ciência. E dentre os positivos, destaca-se: todos os professores possuem graduação na área que lecionam, o que representa um aspecto bastante relevante e importante." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "QUÍMICA, DIFICULDADES, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_10_2014_15_47_34_idinscrito_156_9a28b6d1464cc64a4c8464be586e6b90.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAYONARA RAMOS MARCELINO FERREIRA QUIRINO" "autor_nome_curto" => "SAYONARA" "autor_email" => "sayonarapedagoga@gmail.co" "autor_ies" => "FASP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }