A intersetorialidade em educação é definida como um processo de construção compartilhada, entre setores psicológicos, biológicos e sociais, sendo fator determinante para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida dos envolvidos, através de planejamentos e ações específicas. O objetivo desta pesquisa foi demonstrar para as instituições de ensino a importância da intersetorialidade na promoção de saúde mental. Trata-se de uma análise reflexiva fundamentada em revisão bibliográfica integrativa nas bases de dados de teses, artigos e livros. Foram selecionados 27 (vinte e sete) documentos teóricos. A intersetorialidade das políticas públicas mostrou-se um aspecto valioso relacionado a formulação, interseção e integração dos serviços da política social contribuem para a melhoria da qualidade de vida. Para que a intersetorialidade promova saúde mental é fundamental que existam setores multidisciplinares, seja na educação, saúde, trabalho, assistência social, comunidade, cultura e lazer, tornando-se instrumentos com maior realização de práticas assistenciais em saúde mental, no que se diz respeito à promoção e prevenção em saúde em instituições de ensino. As instituições de ensino através da intersetorialidade, de maneira a atingir alunos, professores, gestores e equipe multidisciplinar, necessitam realizar programas, planos de ação, projetos pedagógicos para a promoção de saúde. Através da intersetorialidade pode se estabelecer parcerias em diversos setores, tais como as Secretarias Estaduais da Defesa Civil – SEDEC (inserção de profissionais da saúde), Secretarias de Estado de Saúde – SES (fornecimento de medicamentos) e as Secretárias de Estado e Educação – SEDUC (disponibilidade e manutenção do espaço físico). Concluímos que através da intersetorialidade podem ser criadas ações para a promoção e prevenção da saúde mental nas instituições de ensino, permitindo melhor desempenho do aluno e do profissional da instituição.