A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EVOLUTIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99115 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5882 "inscrito_id" => 20323 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EVOLUTIVA" "resumo" => "A Evolução estuda a origem da Biodiversidade e os processos que orquestram seu surgimento, assumindo posição central dentro das Ciências Biológicas. A despeito de sua importância, é pouco compreendida pela maioria das pessoas, incluindo professores de Biologia. Vários fatores dificultam sua compreensão, como deficiências na formação de professores, ensino fragmentado e descontextualizado, visão positivista da Ciência e paradigmas religiosos. Este relato de experiência docente demonstra o potencial da associação de diferentes metodologias na aprendizagem significativa de Biologia Evolutiva. O êxito alcançado se deve à integração de aulas teóricas com produção de resenhas, rodas de conversa e seminário aberto ao público, que envolve preparação e apresentação de palestras pelos alunos. No contexto do ensino remoto emergencial, imposto pela pandemia por COVID-19, foram agregadas estratégias baseadas nas tecnologias digitais de informação e comunicação, como a sala de aula invertida, pautada na construção de murais colaborativos no padlet, na elaboração de apresentações colaborativas no Google apresentações e na produção de mapas conceituais. Ademais, os seminários abertos ao público passaram a ocorrer em ambiente virtual, alcançando um público maior e mais diversificado. Entre 2017 e 2019, foram realizadas quatro edições dos seminários abertos ao público, com a atuação de especialistas em outras áreas do conhecimento. Assim foi possível promover eventos interdisciplinares, com a participação de estudantes de diversas áreas, além de professores e estudantes da educação básica e superior. Nas quatro edições virtuais do evento, houve a participação de centenas de pessoas, com variadas formações, interessadas em compreender diferentes assuntos da Biologia sob a perspectiva evolutiva. Esta abordagem dinamizou a disciplina e instigou os alunos a pesquisar e discutir de forma autônoma, atuando como protagonistas do processo ensino-aprendizagem. Os resultados demonstram a eficácia desta inovação didática na formação de sujeitos críticos, preparados para atuar eticamente, em consonância com as exigências do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20323_TB5882_20112023025944.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA AGUILAR-ALEIXO" "autor_nome_curto" => "Luciana Aleixo" "autor_email" => "lucianaaleixo@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99115 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5882 "inscrito_id" => 20323 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EVOLUTIVA" "resumo" => "A Evolução estuda a origem da Biodiversidade e os processos que orquestram seu surgimento, assumindo posição central dentro das Ciências Biológicas. A despeito de sua importância, é pouco compreendida pela maioria das pessoas, incluindo professores de Biologia. Vários fatores dificultam sua compreensão, como deficiências na formação de professores, ensino fragmentado e descontextualizado, visão positivista da Ciência e paradigmas religiosos. Este relato de experiência docente demonstra o potencial da associação de diferentes metodologias na aprendizagem significativa de Biologia Evolutiva. O êxito alcançado se deve à integração de aulas teóricas com produção de resenhas, rodas de conversa e seminário aberto ao público, que envolve preparação e apresentação de palestras pelos alunos. No contexto do ensino remoto emergencial, imposto pela pandemia por COVID-19, foram agregadas estratégias baseadas nas tecnologias digitais de informação e comunicação, como a sala de aula invertida, pautada na construção de murais colaborativos no padlet, na elaboração de apresentações colaborativas no Google apresentações e na produção de mapas conceituais. Ademais, os seminários abertos ao público passaram a ocorrer em ambiente virtual, alcançando um público maior e mais diversificado. Entre 2017 e 2019, foram realizadas quatro edições dos seminários abertos ao público, com a atuação de especialistas em outras áreas do conhecimento. Assim foi possível promover eventos interdisciplinares, com a participação de estudantes de diversas áreas, além de professores e estudantes da educação básica e superior. Nas quatro edições virtuais do evento, houve a participação de centenas de pessoas, com variadas formações, interessadas em compreender diferentes assuntos da Biologia sob a perspectiva evolutiva. Esta abordagem dinamizou a disciplina e instigou os alunos a pesquisar e discutir de forma autônoma, atuando como protagonistas do processo ensino-aprendizagem. Os resultados demonstram a eficácia desta inovação didática na formação de sujeitos críticos, preparados para atuar eticamente, em consonância com as exigências do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20323_TB5882_20112023025944.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA AGUILAR-ALEIXO" "autor_nome_curto" => "Luciana Aleixo" "autor_email" => "lucianaaleixo@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }