A Evolução estuda a origem da Biodiversidade e os processos que orquestram seu surgimento, assumindo posição central dentro das Ciências Biológicas. A despeito de sua importância, é pouco compreendida pela maioria das pessoas, incluindo professores de Biologia. Vários fatores dificultam sua compreensão, como deficiências na formação de professores, ensino fragmentado e descontextualizado, visão positivista da Ciência e paradigmas religiosos. Este relato de experiência docente demonstra o potencial da associação de diferentes metodologias na aprendizagem significativa de Biologia Evolutiva. O êxito alcançado se deve à integração de aulas teóricas com produção de resenhas, rodas de conversa e seminário aberto ao público, que envolve preparação e apresentação de palestras pelos alunos. No contexto do ensino remoto emergencial, imposto pela pandemia por COVID-19, foram agregadas estratégias baseadas nas tecnologias digitais de informação e comunicação, como a sala de aula invertida, pautada na construção de murais colaborativos no padlet, na elaboração de apresentações colaborativas no Google apresentações e na produção de mapas conceituais. Ademais, os seminários abertos ao público passaram a ocorrer em ambiente virtual, alcançando um público maior e mais diversificado. Entre 2017 e 2019, foram realizadas quatro edições dos seminários abertos ao público, com a atuação de especialistas em outras áreas do conhecimento. Assim foi possível promover eventos interdisciplinares, com a participação de estudantes de diversas áreas, além de professores e estudantes da educação básica e superior. Nas quatro edições virtuais do evento, houve a participação de centenas de pessoas, com variadas formações, interessadas em compreender diferentes assuntos da Biologia sob a perspectiva evolutiva. Esta abordagem dinamizou a disciplina e instigou os alunos a pesquisar e discutir de forma autônoma, atuando como protagonistas do processo ensino-aprendizagem. Os resultados demonstram a eficácia desta inovação didática na formação de sujeitos críticos, preparados para atuar eticamente, em consonância com as exigências do mundo contemporâneo.