Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VENDAS SEM VENDEDOR: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM MARKETING, VENDAS E LOGÍSTICA A PARTIR DAS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (PBL) E COLABORATIVA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho apresenta a experiência didática realizada na disciplina de Vendas em uma turma de 7º período de um curso Superior em Administração, em uma faculdade privada no Recife. O objetivo era avaliar a viabilidade econômica e social de implementação de uma nova forma de venda: o autoatendimento não monitorado. Foram adotadas as Metodologias de Aprendizagem Baseada em Projeto (PBL) e Colaborativa que envolveu pesquisa com teste de hipótese; planejamento colaborativo baseado no mix de marketing proposto por McCarthy, os 4 P’s do Marketing; implementação do plano no ambiente da faculdade, com equipes divididas em gerências nas áreas estratégicas de gestão; e avaliação dos resultados, incluindo avaliação do plano e pós-venda, pelos alunos, com orientação da professora. As estratégias pedagógicas aplicadas foram: aulas expositivas e interdisciplinares com recursos audiovisuais e impressos; uso de recursos humanos e técnicas de pesquisa, brainstorming, cooperação, comunicação, produção, logística, vendas e marketing. A avaliação foi contínua e formativa. Os resultados obtidos foram positivos, demonstrando que os alunos conseguiram elaborar e executar um plano de marketing e logística de vendas coerente com a proposta, além de identificar uma tendência comportamental do consumidor favorável ao modelo de vendas testado, que se apresenta como um campo de pesquisa favorável a investigações mais aprofundadas. Os alunos desenvolveram habilidades cognitivas e socioemocionais relacionadas às área das disciplinas envolvidas. As conclusões apontam que a experiência didática foi relevante para o aprendizado dos alunos e para a contribuição acadêmica na área de vendas com autoatendimento não monitorado, cujos estudos eram inexistentes. As dificuldades e os desafios enfrentados pelos alunos foram relacionados ao tempo disponível para a implementação do projeto, que pode impactar na precisão da avaliação econômica, caso o tempo impacte na manutenção ou não do percentual de perdas alcançado na experiência, o que oportuniza a realização de estudos mais prolongados.

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