Os problemas de aprendizagem têm se apresentado como um fator importante a ser considerado no desenvolvimento escolar, principalmente pelo aumento acentuado de crianças com dificuldades na aquisição e desenvolvimento do processo de leitura e escrita. Vários são os motivos imbricados nas dificuldades de aprendizagem, os quais podem estar associados a fatores orgânicos, psicológicos, ambientais, sociais, entre outros. Frente a estes déficits escolares, a psicopedagogia, entendida como uma área interdisciplinar embasada por ações direcionadas aos processos de aprendizagem humana, tem assumido um caráter imprescindível para o contexto educacional atual, buscando enxergar o outro em suas múltiplas dimensões e, a partir daí, compreender situações-problema atreladas à aprendizagem que despertam para necessidades individuais, as quais podem estar vinculadas ou não ao fator escola e que fazem com que as crianças e adolescentes sintam-se ou excluam-se a si mesmos do sistema educacional. Uma dessas situações percebidas é o transtorno de ansiedade, que tem se tornado uma queixa frequente nos consultórios e que tem prejudicado o desempenho de escolares. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo fazer um levantamento das queixas de dificuldades de aprendizagem relatadas pelos pais de crianças atendidas em uma clínica psicopedagógica e relacioná-las aos transtornos de ansiedade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental nos casos clínicos em atendimento, em que foi possível perceber que os transtornos de ansiedade aumentaram pós período de pandemia da COVID-19, que houve um acentuado aumento em crianças pequenas e que o desempenho escolar foi prejudicado de forma geral. Essas crianças foram encaminhadas para acompanhamento com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da psiquiatria infantil, psicologia e psicopedagogia. Este estudo muito contribuiu para a compreensão do ser humano, principalmente no que diz respeito aos aspectos de aprendizagem.