O presente texto foi originado de um trabalho que teve como objetivo analisar o processo educativo construído durante a pandemia, nos anos de 2020 e 2021, a partir das narrativas dos docentes e discentes da EREM Jornalista Trajano Chacon, localizada em Recife/PE. E o presente texto objetiva apresentar as análises acerca das narrativas docentes sobre o que acarretaram as mudanças no formato de aula realizado durante a pandemia: na metodologia de ensino, na relação entre professor/a e aluno/a, na frequência dos/as alunos/as às aulas e na qualidade do processo educativo; e sobre os desafios e as estratégias construídas pela escola para acompanhamento e avaliação do desempenho dos/as discentes, a partir das narrativas dos docentes da escola acompanhada. Como procedimentos metodológicos a pesquisa utilizou a revisão de literatura, análise de dados secundários e realização de entrevistas semiestruturadas com docentes e com a coordenadora da escola acompanhada em estudo de caso. O trabalho foi desenvolvido a partir do diálogo do olhar antropológico com a Sociologia da Educação; como referencial teórico-metodológico foi utilizada a perspectiva bourdieusiana, e foram desenvolvidas reflexões a partir dos escritos de autores como Paulo Freire, Libâneo e Fraçoise Dubet. Concluiu-se que a educação construída nesse período na EREM gerou sérias consequências sobre a realidade atual dos/as discentes pelo fato de poucos estudantes terem tido acesso a uma frequência plena nas aulas e pelo fato de as aulas, além de terem tido carga horária reduzida, foram realizadas de forma conteudista. Nesse sentido, é de suma importância agora entender os efeitos da falta de acesso a uma educação satisfatória para tantos/as crianças e jovens nesse período para se conseguir uma resolução adequada e a tempo.