No processo evolutivo da docência no Curso Técnico de Enfermagem (CTE), por meio da formação pautada na Pedagogia Tradicional, o professor sempre se interessou pela transferência de conhecimentos. A longo prazo, verifica-se que tem sido direcionado para a descoberta de Metodologias que permitam aos alunos resolverem problemas de forma autônoma, mas compartilhada e interativa. Com isso, o objetivo geral deste estudo foi comparar a Metodologia Tradicional com a Metodologia Cognitiva no CTE, mediante a percepção docente e discente. A metodologia foi uma pesquisa aplicada de natureza aplicada do tipo exploratória com desenho transversal e paradigma qualiquantitativo. O método de abordagem foi hipotético-dedutivo e análise de conteúdo, no qual utilizou-se os métodos procedimentais estruturalista, funcionalista e comparativo. O objeto de estudo foi uma Escola Técnica da cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais, Brasil. O levantamento de dados foi realizado no período de junho de 2023 a dezembro de 2023. A amostra foi composta por 56 sujeitos do Curso Técnico de Enfermagem, sendo 48 alunos e 8 professores que foram selecionados mediante amostragem não probabilística por conveniência. Portanto, para a coleta de dados se aplicou a técnica entrevista a partir de dois questionários como instrumentos pré e pós-intervenção. Para isso, aplicaram-se 12 estratégias de Metodologia cognitiva. Nesse sentido, os resultados mostraram que a Metodologia Cognitiva facilita o desenvolvimento cognitivo, pois permite descobertas espontâneas por meio de informações não arbitrárias, possibilitando a construção do conhecimento, com base no ensino criativo e inovador através da perspectiva sistêmica e interdisciplinar. De modo geral, concluiu-se que a Formação por Competências baseada na Metodologia Cognitiva promove o desenvolvimento estudantil dotado de características pessoais e profissionais, ademais de domínios teórico-práticos.