Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

“PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA” – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA Comunicação Oral (CO) O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2014-11-22 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9826
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 293
    "inscrito_id" => 706
    "titulo" => "“PLURALIDADE CULTURAL:  DIVERSIDADE E CIDADANIA” – RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo registrar o relato da experiência do Subprojeto do PIBID de Pedagogia da UEPB Campus III, no semestre 2014.1. O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência)-UEPB objetiva favorecer a formação inicial e continuada de professores. Estiveram envolvidos nas atividades do primeiro projeto de trabalho do grupo intitulado “Pluralidade Cultural: diversidade e cidadania” treze bolsistas do curso de Pedagogia, duas supervisoras professoras da Escola Antenor Navarro e a coordenadora do Subprojeto. As atividades foram desenvolvidas nas turmas do 3º ao 5º ano, que funcionam pela manhã e à tarde na referida escola. Para fundamentação teórica o grupo estudou o volume dos PCNs que versa sobre a temática do projeto e outro material do MEC que estava em fase de implantação: “Direitos de Aprendizagem”. Para pesquisa de atividades o grupo trabalhou com textos de revistas pedagógicas e de meios eletrônicos. Foram desenvolvidas palestras, rodas de leitura, oficinas de artes, músicas e outras atividades pedagógicas para a socialização dos conteúdos. Os resultados foram satisfatórios para todos os envolvidos neste projeto de trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_20_39_47_idinscrito_706_926e3590084fe528e84950a870b3452a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA REGINA FERNANDES BENÍCIO"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "debora_rfb@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9826
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 293
    "inscrito_id" => 706
    "titulo" => "“PLURALIDADE CULTURAL:  DIVERSIDADE E CIDADANIA” – RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo registrar o relato da experiência do Subprojeto do PIBID de Pedagogia da UEPB Campus III, no semestre 2014.1. O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência)-UEPB objetiva favorecer a formação inicial e continuada de professores. Estiveram envolvidos nas atividades do primeiro projeto de trabalho do grupo intitulado “Pluralidade Cultural: diversidade e cidadania” treze bolsistas do curso de Pedagogia, duas supervisoras professoras da Escola Antenor Navarro e a coordenadora do Subprojeto. As atividades foram desenvolvidas nas turmas do 3º ao 5º ano, que funcionam pela manhã e à tarde na referida escola. Para fundamentação teórica o grupo estudou o volume dos PCNs que versa sobre a temática do projeto e outro material do MEC que estava em fase de implantação: “Direitos de Aprendizagem”. Para pesquisa de atividades o grupo trabalhou com textos de revistas pedagógicas e de meios eletrônicos. Foram desenvolvidas palestras, rodas de leitura, oficinas de artes, músicas e outras atividades pedagógicas para a socialização dos conteúdos. Os resultados foram satisfatórios para todos os envolvidos neste projeto de trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_20_39_47_idinscrito_706_926e3590084fe528e84950a870b3452a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA REGINA FERNANDES BENÍCIO"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "debora_rfb@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo registrar o relato da experiência do Subprojeto do PIBID de Pedagogia da UEPB Campus III, no semestre 2014.1. O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência)-UEPB objetiva favorecer a formação inicial e continuada de professores. Estiveram envolvidos nas atividades do primeiro projeto de trabalho do grupo intitulado “Pluralidade Cultural: diversidade e cidadania” treze bolsistas do curso de Pedagogia, duas supervisoras professoras da Escola Antenor Navarro e a coordenadora do Subprojeto. As atividades foram desenvolvidas nas turmas do 3º ao 5º ano, que funcionam pela manhã e à tarde na referida escola. Para fundamentação teórica o grupo estudou o volume dos PCNs que versa sobre a temática do projeto e outro material do MEC que estava em fase de implantação: “Direitos de Aprendizagem”. Para pesquisa de atividades o grupo trabalhou com textos de revistas pedagógicas e de meios eletrônicos. Foram desenvolvidas palestras, rodas de leitura, oficinas de artes, músicas e outras atividades pedagógicas para a socialização dos conteúdos. Os resultados foram satisfatórios para todos os envolvidos neste projeto de trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.