Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O HÁBITO DE LEITURA DOS UNIVERSTÁRIOS

Palavra-chaves: HÁBITO DE LEITURA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, UNIVERSITÁRIOS Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10100
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 803
    "inscrito_id" => 561
    "titulo" => "O HÁBITO DE LEITURA DOS UNIVERSTÁRIOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão acerca do hábito de leitura dos estudantes universitários, como o foco da nossa problematização, selecionamos um grupo de estudantes da área de Letras da UEPB para exemplificar e aprofundar nossos estudos, comparando com o hábito de leitura dos brasileiros. Nossa fundamentação teórica se embaçará nos estudos de Freire (1982), Bragança (2007), Bezerra (2000) e Manguel (1999). A nossa pesquisa é de natureza quantitativa descritiva,assim,selecionamos alguns estudantes da área e com base em um questionário, perguntamos a cerca da variável leitura: se gostam de ler e quais gêneros e textos eles lêem além da universidade, se acham o tempo de leitura satisfatória, suas motivações e as barreiras que encontram para ler, pois com base na nossa fundamentação teórica já observamos vários aspectos que “justificam”, influenciam e atrapalham os brasileiros a ler, como condição social, a falta de incentivo dos professores, dos pais desde a alfabetização da criança,da própria cultura,falta de políticas públicas que incentive também,a não preocupação no ensino acerca da leitura e como ensinar a ler,todos esses aspectos consideramos no nosso questionário.Esperando que com base na nossa hipótese indutiva,os dados revelem que ao contrario do que se imagina no senso comum encontraremos um perfil semelhante ao da media do brasileiro no geral.Apesar de cursarem letras observamos que muitos lêem somente por obrigação e não com uma visão critica,o que causa impacto e influencia a  educação no geral.Direcionamos esse projeto a toda comunidade acadêmica e procuramos trazer uma reflexão acerca da formação de professores na área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "HÁBITO DE LEITURA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, UNIVERSITÁRIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_11_40_idinscrito_561_4f751ff36ffe47b55b0993a357db5746.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAEMA ALMEIDA BORGES"
    "autor_nome_curto" => "RAEMA"
    "autor_email" => "raema.almeida@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10100
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 803
    "inscrito_id" => 561
    "titulo" => "O HÁBITO DE LEITURA DOS UNIVERSTÁRIOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão acerca do hábito de leitura dos estudantes universitários, como o foco da nossa problematização, selecionamos um grupo de estudantes da área de Letras da UEPB para exemplificar e aprofundar nossos estudos, comparando com o hábito de leitura dos brasileiros. Nossa fundamentação teórica se embaçará nos estudos de Freire (1982), Bragança (2007), Bezerra (2000) e Manguel (1999). A nossa pesquisa é de natureza quantitativa descritiva,assim,selecionamos alguns estudantes da área e com base em um questionário, perguntamos a cerca da variável leitura: se gostam de ler e quais gêneros e textos eles lêem além da universidade, se acham o tempo de leitura satisfatória, suas motivações e as barreiras que encontram para ler, pois com base na nossa fundamentação teórica já observamos vários aspectos que “justificam”, influenciam e atrapalham os brasileiros a ler, como condição social, a falta de incentivo dos professores, dos pais desde a alfabetização da criança,da própria cultura,falta de políticas públicas que incentive também,a não preocupação no ensino acerca da leitura e como ensinar a ler,todos esses aspectos consideramos no nosso questionário.Esperando que com base na nossa hipótese indutiva,os dados revelem que ao contrario do que se imagina no senso comum encontraremos um perfil semelhante ao da media do brasileiro no geral.Apesar de cursarem letras observamos que muitos lêem somente por obrigação e não com uma visão critica,o que causa impacto e influencia a  educação no geral.Direcionamos esse projeto a toda comunidade acadêmica e procuramos trazer uma reflexão acerca da formação de professores na área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "HÁBITO DE LEITURA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, UNIVERSITÁRIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_11_40_idinscrito_561_4f751ff36ffe47b55b0993a357db5746.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAEMA ALMEIDA BORGES"
    "autor_nome_curto" => "RAEMA"
    "autor_email" => "raema.almeida@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão acerca do hábito de leitura dos estudantes universitários, como o foco da nossa problematização, selecionamos um grupo de estudantes da área de Letras da UEPB para exemplificar e aprofundar nossos estudos, comparando com o hábito de leitura dos brasileiros. Nossa fundamentação teórica se embaçará nos estudos de Freire (1982), Bragança (2007), Bezerra (2000) e Manguel (1999). A nossa pesquisa é de natureza quantitativa descritiva,assim,selecionamos alguns estudantes da área e com base em um questionário, perguntamos a cerca da variável leitura: se gostam de ler e quais gêneros e textos eles lêem além da universidade, se acham o tempo de leitura satisfatória, suas motivações e as barreiras que encontram para ler, pois com base na nossa fundamentação teórica já observamos vários aspectos que “justificam”, influenciam e atrapalham os brasileiros a ler, como condição social, a falta de incentivo dos professores, dos pais desde a alfabetização da criança,da própria cultura,falta de políticas públicas que incentive também,a não preocupação no ensino acerca da leitura e como ensinar a ler,todos esses aspectos consideramos no nosso questionário.Esperando que com base na nossa hipótese indutiva,os dados revelem que ao contrario do que se imagina no senso comum encontraremos um perfil semelhante ao da media do brasileiro no geral.Apesar de cursarem letras observamos que muitos lêem somente por obrigação e não com uma visão critica,o que causa impacto e influencia a educação no geral.Direcionamos esse projeto a toda comunidade acadêmica e procuramos trazer uma reflexão acerca da formação de professores na área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.