PROJETO PIBID: RELATANDO EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10065 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 756 "inscrito_id" => 534 "titulo" => "PROJETO PIBID: RELATANDO EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho é resultado de práticas docentes vinculadas ao projeto PIBID de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, inserido no subprojeto “Promovendo práticas de leitura e escrita de gêneros diversos no ensino fundamental” e tem por finalidade apresentar alguns resultados obtidos durante nossa experiência em sala de aula, em uma escola pública da cidade de Campina Grande - PB, durante o semestre de 2012.2. Para tanto, nosso relato será norteado pelo objetivo geral de descrever nossas experiências vividas durante a prática em sala de aula, seguido dos objetivos específicos de identificar algumas estratégias de leitura utilizadas pela professora que facilitaram na aprendizagem dos alunos, bem como descrever o planejamento e execução de sequência didática. Com o intuito de atingir tais objetivos, fundamentamo-nos teoricamente em: Philippe Perrenoud (2000); Kleiman (2000); Pasquier e Dolz (1996); Isabel Solé (1998), que tratam a respeito da organização das situações de aprendizagem e de uma discussão acerca do tratamento das estratégias de leitura utilizadas pelo professor de língua portuguesa no ensino fundamental. Diante do exposto, acreditamos que esses estudos, juntamente com a prática docente e o presente relato, nos ajudarão a refletir a respeito dos melhores caminhos a serem seguidos para a realização de estratégias de ensino/aprendizagem mais adequadas no trato com a leitura. As experiências de ensino aqui descritas demonstram com clareza a necessidade do trabalho com a leitura em sala de aula, de forma a atuar com a mesma enquanto processo de decodificação, cognição e interação. Além disso, ressaltaremos a importância do projeto PIBID para a nossa formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PROJETO PIBID, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_22_13_37_idinscrito_534_23098fce51e1d481c23a3090734cfc54.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA CARVALHO PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayaracarvalho-@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10065 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 756 "inscrito_id" => 534 "titulo" => "PROJETO PIBID: RELATANDO EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho é resultado de práticas docentes vinculadas ao projeto PIBID de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, inserido no subprojeto “Promovendo práticas de leitura e escrita de gêneros diversos no ensino fundamental” e tem por finalidade apresentar alguns resultados obtidos durante nossa experiência em sala de aula, em uma escola pública da cidade de Campina Grande - PB, durante o semestre de 2012.2. Para tanto, nosso relato será norteado pelo objetivo geral de descrever nossas experiências vividas durante a prática em sala de aula, seguido dos objetivos específicos de identificar algumas estratégias de leitura utilizadas pela professora que facilitaram na aprendizagem dos alunos, bem como descrever o planejamento e execução de sequência didática. Com o intuito de atingir tais objetivos, fundamentamo-nos teoricamente em: Philippe Perrenoud (2000); Kleiman (2000); Pasquier e Dolz (1996); Isabel Solé (1998), que tratam a respeito da organização das situações de aprendizagem e de uma discussão acerca do tratamento das estratégias de leitura utilizadas pelo professor de língua portuguesa no ensino fundamental. Diante do exposto, acreditamos que esses estudos, juntamente com a prática docente e o presente relato, nos ajudarão a refletir a respeito dos melhores caminhos a serem seguidos para a realização de estratégias de ensino/aprendizagem mais adequadas no trato com a leitura. As experiências de ensino aqui descritas demonstram com clareza a necessidade do trabalho com a leitura em sala de aula, de forma a atuar com a mesma enquanto processo de decodificação, cognição e interação. Além disso, ressaltaremos a importância do projeto PIBID para a nossa formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PROJETO PIBID, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_22_13_37_idinscrito_534_23098fce51e1d481c23a3090734cfc54.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA CARVALHO PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayaracarvalho-@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }