Ao considerar que o ensino deve proceder do manipulável ao abstrato, destacamos a relevância do uso de material didático manipulável (MDM) no ensino de matemática. Numerosas pesquisas apresentam resultados que apontam a importância e eficácia de tal recurso no processo de ensino e aprendizagem de matemática, além disso, afirma-se que por meio do uso correto do MDM é possível conseguir uma aprendizagem com significado para o aluno, desenvolvendo nos sujeitos o raciocínio lógico, crítico e científico. No entanto, o MDM por si só não fará com que os discentes compreendam os conceitos matemáticos pretendidos, isso só será possível com a mediação do professor. Para o uso desses materiais no ensino é imprescindível que o docente conheça o MDM escolhido e saiba organizar uma dinâmica que promova o ensino. Levando em conta a importância do MDM e que a eficiência do uso deste recurso depende mais do educador do que do próprio material, ressaltamos a pertinência de um curso de formação continuada que auxilie os docentes nesse processo. Portanto, a pesquisa de mestrado em andamento, de natureza qualitativa e do tipo participante, aqui apresentada, tem como objetivo contribuir no desenvolvimento das práticas profissionais de professores de matemática por meio de um curso de formação continuada no viés de ensino mediante o uso do MDM. Com seis encontros presenciais e estudos a distância, a formação continuada a ser realizada contará com 80 horas e certificação aos participantes. Como resultados deste trabalho, esperamos contribuir na (res)significação das concepções dos cursistas acerca do uso do MDM no ensino de matemática, no sentido de motivar e facilitar o uso desses materiais, além de ressaltar a importância da formação continuada nesse contexto.