FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95603 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1264 "inscrito_id" => 11538 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL" "resumo" => "Ao considerar que o ensino deve proceder do manipulável ao abstrato, destacamos a relevância do uso de material didático manipulável (MDM) no ensino de matemática. Numerosas pesquisas apresentam resultados que apontam a importância e eficácia de tal recurso no processo de ensino e aprendizagem de matemática, além disso, afirma-se que por meio do uso correto do MDM é possível conseguir uma aprendizagem com significado para o aluno, desenvolvendo nos sujeitos o raciocínio lógico, crítico e científico. No entanto, o MDM por si só não fará com que os discentes compreendam os conceitos matemáticos pretendidos, isso só será possível com a mediação do professor. Para o uso desses materiais no ensino é imprescindível que o docente conheça o MDM escolhido e saiba organizar uma dinâmica que promova o ensino. Levando em conta a importância do MDM e que a eficiência do uso deste recurso depende mais do educador do que do próprio material, ressaltamos a pertinência de um curso de formação continuada que auxilie os docentes nesse processo. Portanto, a pesquisa de mestrado em andamento, de natureza qualitativa e do tipo participante, aqui apresentada, tem como objetivo contribuir no desenvolvimento das práticas profissionais de professores de matemática por meio de um curso de formação continuada no viés de ensino mediante o uso do MDM. Com seis encontros presenciais e estudos a distância, a formação continuada a ser realizada contará com 80 horas e certificação aos participantes. Como resultados deste trabalho, esperamos contribuir na (res)significação das concepções dos cursistas acerca do uso do MDM no ensino de matemática, no sentido de motivar e facilitar o uso desses materiais, além de ressaltar a importância da formação continuada nesse contexto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11538_TB1264_20112023184410.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS SCORZIELLO FEITOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAIS" "autor_email" => "laisscorziello@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95603 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1264 "inscrito_id" => 11538 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL" "resumo" => "Ao considerar que o ensino deve proceder do manipulável ao abstrato, destacamos a relevância do uso de material didático manipulável (MDM) no ensino de matemática. Numerosas pesquisas apresentam resultados que apontam a importância e eficácia de tal recurso no processo de ensino e aprendizagem de matemática, além disso, afirma-se que por meio do uso correto do MDM é possível conseguir uma aprendizagem com significado para o aluno, desenvolvendo nos sujeitos o raciocínio lógico, crítico e científico. No entanto, o MDM por si só não fará com que os discentes compreendam os conceitos matemáticos pretendidos, isso só será possível com a mediação do professor. Para o uso desses materiais no ensino é imprescindível que o docente conheça o MDM escolhido e saiba organizar uma dinâmica que promova o ensino. Levando em conta a importância do MDM e que a eficiência do uso deste recurso depende mais do educador do que do próprio material, ressaltamos a pertinência de um curso de formação continuada que auxilie os docentes nesse processo. Portanto, a pesquisa de mestrado em andamento, de natureza qualitativa e do tipo participante, aqui apresentada, tem como objetivo contribuir no desenvolvimento das práticas profissionais de professores de matemática por meio de um curso de formação continuada no viés de ensino mediante o uso do MDM. Com seis encontros presenciais e estudos a distância, a formação continuada a ser realizada contará com 80 horas e certificação aos participantes. Como resultados deste trabalho, esperamos contribuir na (res)significação das concepções dos cursistas acerca do uso do MDM no ensino de matemática, no sentido de motivar e facilitar o uso desses materiais, além de ressaltar a importância da formação continuada nesse contexto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11538_TB1264_20112023184410.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS SCORZIELLO FEITOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAIS" "autor_email" => "laisscorziello@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }