O presente estudo reflete sobre os desafios da educação no campo e destaca as práticas de leitura como potencializadoras das habilidades de letramento dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. São muitas as dificuldades encontradas pelos alunos em relação ao domínio da língua escrita, parte delas advém da falta de estímulos a leitura e a produção textual. Diante disso que a presente pesquisa objetiva analisar as contribuições do estímulo e das práticas de leitura no desenvolvimento das habilidades de letramento dos alunos dos anos finais do ensino fundamental no município de Bom Jardim -MA. O estudo se deu a partir de abordagem qualitativa, com ênfase em pesquisa de campo exploratória e tendo como aporte teórico: Kolling, Cerioli e Caldart (2002), Milanesi e Silva, Lima (2017), Moreira e Basto (2014), dentre outros que contribuíram para fundamentação das ações e dos resultados obtidos no decorrer do estudo. Com isso, constatou-se que no âmbito da educação no campo, o estímulo se faz ainda mais necessário diante do estilo de vida dos alunos, e as práticas de leitura são essenciais para que os mesmos interajam com diferentes tipos de textos e compreendam o que estão lendo, oportunizando-os maior domínio da língua escrita nos diversos espaços de vivência.