O Pensamento Computacional (PC) é um tema que vem tomando grande proporção nos últimos anos por especialistas da área da educação. Alguns defendem a inserção do conteúdo na educação básica com uma introdução ao aprendizado de programação, enquanto outros reconhecem a sua grande importância, não só para o ensino da computação, mas também podendo ser usado juntamente com todas as disciplinas da base curricular. O PC é uma forma de pensar utilizando os conceitos que são usados pela ciência da computação para resolver os problemas que surgem ao nosso redor. Este trabalho trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, de campo que objetivou avaliar a utilização do PC nas aulas de matemática em uma turma do curso integrado com o Ensino Médio de Saneamento no IFPE, campus Afogados da Ingazeira. A pesquisa foi desenvolvida no decorrer de 5 aulas através de observações e aplicação de questionários compostos por questões abertas e fechadas. Essas aulas foram ministradas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela CAPES e acompanhadas pelo professor supervisor e o professor da turma. As aulas ministradas contaram com o uso do PC desplugado (sem auxílio do computador ou meios digitais) e do PC plugado (com auxílio do computador). O referencial teórico contou com os estudos de Brackmann (2017), Vicari et al. (2018) e Paiva (2022). Os resultados obtidos através de questionários no início e no fim da aplicação dos conceitos do PC mostram dados que enfatizam a satisfação de quase todos os estudantes e que a maioria dos alunos tiveram mais facilidade em resolver problemas. Também foi possível observar que ao longo das aulas os estudantes ficaram cada vez mais interessados, aumentando a participação nas atividades e interagindo nos momentos de apresentação do conteúdo.