A divulgação científica tem recebido atenção no ensino de língua visando o letramento científico do aluno. Partindo do pressuposto de que é papel da escola básica proporcionar oportunidades para a discussão sobre o assunto e sobre o papel da linguagem nessa tarefa, o presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados da análise de um texto de divulgação científica, reportagem, com foco nos níveis contextual (contexto de produção) e textual (conteúdo temático, plano de texto e mecanismos linguísticos). A pesquisa se insere no campo de estudos da Linguística Aplicada, podendo ser caracterizada como qualitativa. Os aportes teóricos provêm dos estudos do campo do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), em pesquisas de Bronckart (1999; 2006; 2008), Vézina (2011), Miranda (2015, 2017), Luzonzo (2018), Jorge (2018) e, especialmente, na proposta analítica de marcas do texto de divulgação científica apresentada por Gonçalves et al. (2018). Os resultados do estudo revelam a importância do conhecimento das características dos textos de divulgação científica (título, articulação entre imagem e texto, intenção comunicativa, conteúdo, vocabulário, tipos de discurso) como pistas pertinentes para o trabalho com a leitura de gêneros textuais e para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno-leitor no contexto do Ensino Fundamental.