AS MÚLTIPLAS VISÕES DO ENSINO NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97616 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3944 "inscrito_id" => 2244 "titulo" => "AS MÚLTIPLAS VISÕES DO ENSINO NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas no componente acadêmico, o Laboratório didático de física I, porém, a partir de diversas óticas, desde discente, monitor e como futuro docente no ensino de física. Observando as particularidades e percalços que ambos encontram no decorrer da aplicação do conhecimento utilizando essa metodologia, a experimental, na disseminação da ciência aplicada em conceitos da física, contidos no cotidiano dos alunos, e como o conhecimento obtido, pode ajudar na construção do saber dos discentes monitorados, bem como do monitor, e quais técnicas absorvidas para a aplicação futura na sala de aula, desde o planejamento da aula e dos experimentos a serem abordados, como no link dos conceitos e fenômenos que estão presentes nesses experimentos, considerando sempre os recursos oferecidos pelas escolas ou mesmo na construção de experimentos com materiais de baixo custo bem como inserindo o uso das TIC’s no desenvolvimento das atividades com o uso de simuladores. Hohenfeld (2008) e Medeiros & Medeiros (2002) são referências para este trabalho, trazendo a conclusão que só é possível realizar a docência de modo didático através do uso de laboratório, através de muito planejamento e pesquisa, seja ela de conteúdos e novas aplicações como de materiais que possibilitem a construção de um vasto aparato experimental de baixo custo, estando sempre atentos ao subsunsores dos educandos advinda das tecnologias da informação vigente, como a exemplo da inteligência artificial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2244_TB3944_19112023141406.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELTON DOUGLAS GOMES" "autor_nome_curto" => "Welton" "autor_email" => "welton.gomes@aluno.uepb.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97616 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3944 "inscrito_id" => 2244 "titulo" => "AS MÚLTIPLAS VISÕES DO ENSINO NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas no componente acadêmico, o Laboratório didático de física I, porém, a partir de diversas óticas, desde discente, monitor e como futuro docente no ensino de física. Observando as particularidades e percalços que ambos encontram no decorrer da aplicação do conhecimento utilizando essa metodologia, a experimental, na disseminação da ciência aplicada em conceitos da física, contidos no cotidiano dos alunos, e como o conhecimento obtido, pode ajudar na construção do saber dos discentes monitorados, bem como do monitor, e quais técnicas absorvidas para a aplicação futura na sala de aula, desde o planejamento da aula e dos experimentos a serem abordados, como no link dos conceitos e fenômenos que estão presentes nesses experimentos, considerando sempre os recursos oferecidos pelas escolas ou mesmo na construção de experimentos com materiais de baixo custo bem como inserindo o uso das TIC’s no desenvolvimento das atividades com o uso de simuladores. Hohenfeld (2008) e Medeiros & Medeiros (2002) são referências para este trabalho, trazendo a conclusão que só é possível realizar a docência de modo didático através do uso de laboratório, através de muito planejamento e pesquisa, seja ela de conteúdos e novas aplicações como de materiais que possibilitem a construção de um vasto aparato experimental de baixo custo, estando sempre atentos ao subsunsores dos educandos advinda das tecnologias da informação vigente, como a exemplo da inteligência artificial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2244_TB3944_19112023141406.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELTON DOUGLAS GOMES" "autor_nome_curto" => "Welton" "autor_email" => "welton.gomes@aluno.uepb.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }