O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas no componente acadêmico, o Laboratório didático de física I, porém, a partir de diversas óticas, desde discente, monitor e como futuro docente no ensino de física. Observando as particularidades e percalços que ambos encontram no decorrer da aplicação do conhecimento utilizando essa metodologia, a experimental, na disseminação da ciência aplicada em conceitos da física, contidos no cotidiano dos alunos, e como o conhecimento obtido, pode ajudar na construção do saber dos discentes monitorados, bem como do monitor, e quais técnicas absorvidas para a aplicação futura na sala de aula, desde o planejamento da aula e dos experimentos a serem abordados, como no link dos conceitos e fenômenos que estão presentes nesses experimentos, considerando sempre os recursos oferecidos pelas escolas ou mesmo na construção de experimentos com materiais de baixo custo bem como inserindo o uso das TIC’s no desenvolvimento das atividades com o uso de simuladores. Hohenfeld (2008) e Medeiros & Medeiros (2002) são referências para este trabalho, trazendo a conclusão que só é possível realizar a docência de modo didático através do uso de laboratório, através de muito planejamento e pesquisa, seja ela de conteúdos e novas aplicações como de materiais que possibilitem a construção de um vasto aparato experimental de baixo custo, estando sempre atentos ao subsunsores dos educandos advinda das tecnologias da informação vigente, como a exemplo da inteligência artificial.