Esta pesquisa centra-se nas acepções do racismo como preconceito contra pessoas negras, levando em consideração os impactos de sua dinâmica de inserção em todas as fases da vida dessas pessoas. Objetiva-se, portanto, analisar as contribuições da inserção da temática étnico-racial na educação infantil, bem como a participação da psicologia escolar nessa construção, visando diminuir as desigualdades ocasionadas pelo racismo por meio de uma educação transformadora. O percurso metodológico se deu por meio de um ensaio teórico, fundamentado através de cerca de três artigos encontrados na base de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo) além de três livros clássicos sobre a temática que abordam questões como racismo, discriminação racial e educação. Nesse ínterim, a inserção de uma educação antirracista na educação infantil proporcionará, desde os anos iniciais, suporte no processo de autorreconhecimento e afirmação do tornar-se negro através de discussões que objetivem romper com uma cultura enraizada de preconceitos. Nesse sentido, ainda, traz-se o papel da psicologia escolar como peça fundamental em uma relação interdisciplinar, trazendo propostas de como prover o suporte necessário para as questões étnico-raciais na infância e como, também, saber abordá-las com crianças dentro de sala de aula. Por fim, teremos a educação como um espaço de transformação social. Faz-se necessário requisitarmos isso, desde os primeiros anos, especialmente, por intermédio de uma equipe multiprofissional.