Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94699
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 69
    "inscrito_id" => 2725
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "A formação continuada tem se configurado como um dos temas que requer atenção e espaço nas políticas públicas, mormente, quando se trata da formação dos professores que atuam na Educação Infantil. Considerando toda a conjuntura vigente no país e as perspectivas de formação continuada que regem as políticas públicas educacionais voltadas para a Educação Infantil é que se propõe investigar o processo de formação de professores e sua relação com as práticas pedagógicas. Destarte, a formação continuada dos professores da Educação Infantil e suas relações com o processo de construção/reconstrução/consolidação/ressignificação da prática docente é o mote desta pesquisa que tem como questões norteadoras as seguintes: Como tem se configurado o processo de formação continuada dos professores da Educação Infantil? Como esta formação contribui para a consolidação da prática docente? Como os professores percebem o seu processo de formação? Por este motivo, justifica-se a realização deste estudo que tem como fito refletir acerca da formação continuada dos professores da Educação Infantil e suas implicações na consolidação da prática docente. Os pressupostos teóricos que sustentam esta investigação estão alicerçados nos conceitos epistemológicos defendidos por Nóvoa, (1995), Tardif (2014), Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Gauthier (1998), dentre outros que dialogam com o seguinte tripé: formação continuada, prática docente e Educação Infantil. A metodologia empregada neste trabalho se enquadra numa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados obtidos por esta investigação compõem o escopo para uma reflexão acerca da formação continuada de professores e suas implicações na construção de saberes e fazeres docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2725_TB69_15092023154829.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILANE COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ROSILANE"
    "autor_email" => "rosilane_professora@hotma"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94699
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 69
    "inscrito_id" => 2725
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "A formação continuada tem se configurado como um dos temas que requer atenção e espaço nas políticas públicas, mormente, quando se trata da formação dos professores que atuam na Educação Infantil. Considerando toda a conjuntura vigente no país e as perspectivas de formação continuada que regem as políticas públicas educacionais voltadas para a Educação Infantil é que se propõe investigar o processo de formação de professores e sua relação com as práticas pedagógicas. Destarte, a formação continuada dos professores da Educação Infantil e suas relações com o processo de construção/reconstrução/consolidação/ressignificação da prática docente é o mote desta pesquisa que tem como questões norteadoras as seguintes: Como tem se configurado o processo de formação continuada dos professores da Educação Infantil? Como esta formação contribui para a consolidação da prática docente? Como os professores percebem o seu processo de formação? Por este motivo, justifica-se a realização deste estudo que tem como fito refletir acerca da formação continuada dos professores da Educação Infantil e suas implicações na consolidação da prática docente. Os pressupostos teóricos que sustentam esta investigação estão alicerçados nos conceitos epistemológicos defendidos por Nóvoa, (1995), Tardif (2014), Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Gauthier (1998), dentre outros que dialogam com o seguinte tripé: formação continuada, prática docente e Educação Infantil. A metodologia empregada neste trabalho se enquadra numa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados obtidos por esta investigação compõem o escopo para uma reflexão acerca da formação continuada de professores e suas implicações na construção de saberes e fazeres docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2725_TB69_15092023154829.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILANE COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ROSILANE"
    "autor_email" => "rosilane_professora@hotma"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A formação continuada tem se configurado como um dos temas que requer atenção e espaço nas políticas públicas, mormente, quando se trata da formação dos professores que atuam na Educação Infantil. Considerando toda a conjuntura vigente no país e as perspectivas de formação continuada que regem as políticas públicas educacionais voltadas para a Educação Infantil é que se propõe investigar o processo de formação de professores e sua relação com as práticas pedagógicas. Destarte, a formação continuada dos professores da Educação Infantil e suas relações com o processo de construção/reconstrução/consolidação/ressignificação da prática docente é o mote desta pesquisa que tem como questões norteadoras as seguintes: Como tem se configurado o processo de formação continuada dos professores da Educação Infantil? Como esta formação contribui para a consolidação da prática docente? Como os professores percebem o seu processo de formação? Por este motivo, justifica-se a realização deste estudo que tem como fito refletir acerca da formação continuada dos professores da Educação Infantil e suas implicações na consolidação da prática docente. Os pressupostos teóricos que sustentam esta investigação estão alicerçados nos conceitos epistemológicos defendidos por Nóvoa, (1995), Tardif (2014), Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Gauthier (1998), dentre outros que dialogam com o seguinte tripé: formação continuada, prática docente e Educação Infantil. A metodologia empregada neste trabalho se enquadra numa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados obtidos por esta investigação compõem o escopo para uma reflexão acerca da formação continuada de professores e suas implicações na construção de saberes e fazeres docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.