Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PIBID GEOGRAFIA: PROJETO DIDÁTICO – CULTURA NA ESCOLA –CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM

Palavra-chaves: CULTURA, ALUNOS, PESQUISA Pôster (PO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10098
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 642
    "inscrito_id" => 482
    "titulo" => "PIBID GEOGRAFIA: PROJETO DIDÁTICO – CULTURA NA ESCOLA –CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente artigo destina-se a exposição do projeto didático “Cultura na Escola” desenvolvido na instituição ensino – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo – tendo como influência a cultura nordestina, utilizando-se da mesma para a realização de uma exposição com produtos que evidenciem a influencia dessa cultura no dia-a-dia dos alunos. O atual trabalho tem por objetivo divulgar as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID – da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, mais especificamente as ações do subprojeto de Licenciatura em Geografia, e suas contribuições para o fortalecimento da cultura local dos alunos assistidos pelo programa. Este trabalho está centrado sobre a temática: Como a implantação de uma nova metodologia de ensino pode influencia positivamente no ambiente escolar e na aprendizagem dos alunos? O estudo se caracteriza como uma análise de cunho exploratória participativa, a qual se utilizou revisão bibliográfica e participação empírica dos alunos nas pesquisas. Os resultados apontam que houve uma maior participação dos discentes nessa pesquisa do que em outras atividades de metodologia tradicional desenvolvida pela professora responsável, pois o fato dos alunos estarem a todo o momento participando e interagindo com a pesquisa empírica, tornou o ambiente escolar mais atrativo e vantajoso para o processo de aprendizagem. Podemos perceber que as contribuições de se trabalhar a cultura na escola são múltiplas, pois possibilita ao professor e aos discentes interligar os conteúdos estudados em sala a realidade sociocultural das regiões e até mesmo do país, criando assim condições indispensáveis para formação de cidadãos mais patriotas, críticos e conscientes da sociedade em que vivem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "CULTURA, ALUNOS, PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_15_23_58_idinscrito_482_4bc7346a1cc8d7044d67eb54e478fd3c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PETRONIO RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THONNY RIBEIRO"
    "autor_email" => "thonnyvasco@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10098
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 642
    "inscrito_id" => 482
    "titulo" => "PIBID GEOGRAFIA: PROJETO DIDÁTICO – CULTURA NA ESCOLA –CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente artigo destina-se a exposição do projeto didático “Cultura na Escola” desenvolvido na instituição ensino – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo – tendo como influência a cultura nordestina, utilizando-se da mesma para a realização de uma exposição com produtos que evidenciem a influencia dessa cultura no dia-a-dia dos alunos. O atual trabalho tem por objetivo divulgar as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID – da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, mais especificamente as ações do subprojeto de Licenciatura em Geografia, e suas contribuições para o fortalecimento da cultura local dos alunos assistidos pelo programa. Este trabalho está centrado sobre a temática: Como a implantação de uma nova metodologia de ensino pode influencia positivamente no ambiente escolar e na aprendizagem dos alunos? O estudo se caracteriza como uma análise de cunho exploratória participativa, a qual se utilizou revisão bibliográfica e participação empírica dos alunos nas pesquisas. Os resultados apontam que houve uma maior participação dos discentes nessa pesquisa do que em outras atividades de metodologia tradicional desenvolvida pela professora responsável, pois o fato dos alunos estarem a todo o momento participando e interagindo com a pesquisa empírica, tornou o ambiente escolar mais atrativo e vantajoso para o processo de aprendizagem. Podemos perceber que as contribuições de se trabalhar a cultura na escola são múltiplas, pois possibilita ao professor e aos discentes interligar os conteúdos estudados em sala a realidade sociocultural das regiões e até mesmo do país, criando assim condições indispensáveis para formação de cidadãos mais patriotas, críticos e conscientes da sociedade em que vivem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "CULTURA, ALUNOS, PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_15_23_58_idinscrito_482_4bc7346a1cc8d7044d67eb54e478fd3c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PETRONIO RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THONNY RIBEIRO"
    "autor_email" => "thonnyvasco@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente artigo destina-se a exposição do projeto didático “Cultura na Escola” desenvolvido na instituição ensino – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo – tendo como influência a cultura nordestina, utilizando-se da mesma para a realização de uma exposição com produtos que evidenciem a influencia dessa cultura no dia-a-dia dos alunos. O atual trabalho tem por objetivo divulgar as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID – da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, mais especificamente as ações do subprojeto de Licenciatura em Geografia, e suas contribuições para o fortalecimento da cultura local dos alunos assistidos pelo programa. Este trabalho está centrado sobre a temática: Como a implantação de uma nova metodologia de ensino pode influencia positivamente no ambiente escolar e na aprendizagem dos alunos? O estudo se caracteriza como uma análise de cunho exploratória participativa, a qual se utilizou revisão bibliográfica e participação empírica dos alunos nas pesquisas. Os resultados apontam que houve uma maior participação dos discentes nessa pesquisa do que em outras atividades de metodologia tradicional desenvolvida pela professora responsável, pois o fato dos alunos estarem a todo o momento participando e interagindo com a pesquisa empírica, tornou o ambiente escolar mais atrativo e vantajoso para o processo de aprendizagem. Podemos perceber que as contribuições de se trabalhar a cultura na escola são múltiplas, pois possibilita ao professor e aos discentes interligar os conteúdos estudados em sala a realidade sociocultural das regiões e até mesmo do país, criando assim condições indispensáveis para formação de cidadãos mais patriotas, críticos e conscientes da sociedade em que vivem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.